Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Estratégias de memorização

Algumas dicas para fixar o conteúdo

Você estuda muito para aquela prova e na hora H dá aquele famoso “branco”? Calma, calma, isso é bastante comum. Trata-se de uma espécie de defesa do seu organismo contra a ansiedade e o estresse provocados pela tensão de fazer a prova.

Mas como evitar os tais “brancos”? Primeiramente, é preciso exercitar a calma. Tentar ficar o mais calmo possível na hora da prova e espantar a ansiedade e o nervosismo é o primeiro passo para deixar sua memória funcionando bem.

Para aqueles conteúdos complicados, cheios de datas, nomes difíceis, números ou fórmulas que você nunca consegue lembrar na hora da prova, existem alguns mecanismos de memorização que podem lhe ajudar a guardar tudinho na cuca.

Algumas dicas: 

• Você pode associar os conteúdos com idéias, palavras ou fatos inusitados, fazendo uma espécie de “link mental”. Assim, se precisa se lembrar daquela fórmula de física, é só lembrar-se da associação feita. 

• Músicas são ótimas para memorizar conteúdos. Tanto que muitos professores craques em paródias já lançaram até CDs com suas trilhas. Tente fazer uma, é simples: basta tentar colocar uma fórmula dentro de uma música, substituindo a letra pela regrinha. Assim, seguindo a melodia da canção, fica fácil, fácil lembrar-se da matéria na prova. 

• Alguns mecanismos mnemônicos são bastante utilizados para memorizar conteúdos. Eles funcionam por meio de rimas e palavras-chaves, como o famoso “um, dois, feijão com arroz”, ensinado para crianças. 

• Escrever bastante tudo que está estudando aumenta sua capacidade de lembrar-se da matéria quando precisar.

Além dessas dicas, o mais importante é ter interesse e prestar bastante atenção no que você está estudando. Assim, você vai estar com o conteúdo na ponta da língua (ou da caneta) no dia da prova.


Por Camila Mitye
    Deixe seu comentário para "Estratégias de memorização"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Inflação
    Você sabe explicar o que é inflação? Informe-se.

    ..................................................

    Gramática
    Qual o uso correto de Bastante e Bastantes? Confira!

    ..................................................