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Alimentação Saudável

Frutas e legumes: fontes ideais de vitaminas

Se alimentar bem é fundamental, imagine em tempos de muita turbulência mental, como a época dos estudos pré-vestibular. Nesse período, muitos estudantes sacrificam sua saúde, enchendo-se de energéticos para varar noites estudando e fazendo importantes refeições do dia em lanchonetes fast-food.

Esses alimentos são como bombas para o seu organismo: ricos em cafeína e gorduras, eles aumentam o nervosismo, a ansiedade, desregulam funções primordiais do organismo (como o sono, o intestino e o estômago) e ainda pioram o estado de estresse.

Então, veja algumas dicas de como se alimentar de maneira saudável de forma que ajude a melhorar seu desempenho escolar:

Horário é tudo: Estabeleça horários fixos para refeições importantes (café-da-manhã, almoço e jantar) e não fique muito tempo de jejum. Longos períodos sem se alimentar pode provocar hipoglicemia (baixo teor de glicose), causando tontura e mal-estar. Procure alimentar-se no mínimo cinco vezes ao dia, de três em três horas, sempre variando os alimentos.

Evite os excessos: Nada é bom em excesso, então, saiba dosar os alimentos na hora de comer. É claro que você não está proibido de consumir doces, chocolates e refrigerantes, mas, é importante ingeri-los com cautela. O chocolate ativa a serotonina em nosso cérebro, que, por sua vez, funciona como um calmante. Mas, em excesso, por ter gordura e sacarose, pode provocar sonolência.

Muito líquido: Por passar horas na frente de livros, cadernos e apostilas, é comum você esquecer-se de algo fundamental para o seu organismo: água. Sem ela, o nível de estresse é elevado, além de funções gastrointestinais serem prejudicadas. Portanto, deixe sempre perto de você uma garrafa com água e o ideal é beber um litro e meio (ou oito copos) por dia. Você pode complementar a ingestão de líquidos com sucos de fruta (naturais) e água-de-coco, ricos em vitaminas e com alto teor de hidratação.

No dia da prova: Outra coisa comum em dia de prova de vestibular é ver candidato entrando pra sala carregado de doces, salgadinhos e refrigerantes. Essa combinação pode ser uma armadilha para si mesmo: doces aumentam a sensação de sono, refrigerantes têm cafeína e elevam o nível de estresse e salgadinhos têm muita gordura, o que pode ocasionar mal estar estomacal e dores de cabeça. Assim, essas guloseimas só o atrapalham na hora de fazer a prova, provocando mal estar e prejudicando sua concentração. O ideal é levar consigo água ou suco, uma barrinha de cereais (estimulante para o cérebro), biscoito sem recheio e chocolate em pequena quantidade (ele pode ajudar dessa forma).

Uma alimentação balanceada, com alimentos variados (cereais, frutas, legumes e proteínas) pode ser uma verdadeira aliada em sua “batalha” pré-vestibular. Além disso, ao melhorar seus hábitos alimentares sua saúde agradece.

Veja links relacionados:

Vestibular Brasil Escola – Dicas para mudar seus hábitos alimentares e se preparar para o vestibular!

RG Nutri - Como tornar a alimentação uma aliada na batalha do vestibular.


Por Camila Mitye
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