Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Alimentação Saudável

Frutas e legumes: fontes ideais de vitaminas

Se alimentar bem é fundamental, imagine em tempos de muita turbulência mental, como a época dos estudos pré-vestibular. Nesse período, muitos estudantes sacrificam sua saúde, enchendo-se de energéticos para varar noites estudando e fazendo importantes refeições do dia em lanchonetes fast-food.

Esses alimentos são como bombas para o seu organismo: ricos em cafeína e gorduras, eles aumentam o nervosismo, a ansiedade, desregulam funções primordiais do organismo (como o sono, o intestino e o estômago) e ainda pioram o estado de estresse.

Então, veja algumas dicas de como se alimentar de maneira saudável de forma que ajude a melhorar seu desempenho escolar:

Horário é tudo: Estabeleça horários fixos para refeições importantes (café-da-manhã, almoço e jantar) e não fique muito tempo de jejum. Longos períodos sem se alimentar pode provocar hipoglicemia (baixo teor de glicose), causando tontura e mal-estar. Procure alimentar-se no mínimo cinco vezes ao dia, de três em três horas, sempre variando os alimentos.

Evite os excessos: Nada é bom em excesso, então, saiba dosar os alimentos na hora de comer. É claro que você não está proibido de consumir doces, chocolates e refrigerantes, mas, é importante ingeri-los com cautela. O chocolate ativa a serotonina em nosso cérebro, que, por sua vez, funciona como um calmante. Mas, em excesso, por ter gordura e sacarose, pode provocar sonolência.

Muito líquido: Por passar horas na frente de livros, cadernos e apostilas, é comum você esquecer-se de algo fundamental para o seu organismo: água. Sem ela, o nível de estresse é elevado, além de funções gastrointestinais serem prejudicadas. Portanto, deixe sempre perto de você uma garrafa com água e o ideal é beber um litro e meio (ou oito copos) por dia. Você pode complementar a ingestão de líquidos com sucos de fruta (naturais) e água-de-coco, ricos em vitaminas e com alto teor de hidratação.

No dia da prova: Outra coisa comum em dia de prova de vestibular é ver candidato entrando pra sala carregado de doces, salgadinhos e refrigerantes. Essa combinação pode ser uma armadilha para si mesmo: doces aumentam a sensação de sono, refrigerantes têm cafeína e elevam o nível de estresse e salgadinhos têm muita gordura, o que pode ocasionar mal estar estomacal e dores de cabeça. Assim, essas guloseimas só o atrapalham na hora de fazer a prova, provocando mal estar e prejudicando sua concentração. O ideal é levar consigo água ou suco, uma barrinha de cereais (estimulante para o cérebro), biscoito sem recheio e chocolate em pequena quantidade (ele pode ajudar dessa forma).

Uma alimentação balanceada, com alimentos variados (cereais, frutas, legumes e proteínas) pode ser uma verdadeira aliada em sua “batalha” pré-vestibular. Além disso, ao melhorar seus hábitos alimentares sua saúde agradece.

Veja links relacionados:

Vestibular Brasil Escola – Dicas para mudar seus hábitos alimentares e se preparar para o vestibular!

RG Nutri - Como tornar a alimentação uma aliada na batalha do vestibular.


Por Camila Mitye
    Deixe seu comentário para "Alimentação Saudável"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Depressão
    Entenda os sintomas desse problema psicológico.

    ..................................................

    História
    Compreenda o que foi o Plano Marshall.

    ..................................................