Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Eutanásia

Eutanásia significa "boa morte"

A palavra “eutanásia” é composta por duas palavras gregas que significam “boa morte”. Nesse sentido, podemos definir a eutanásia como a prática de provocar a morte de um doente em estado terminal e incurável, com o pretexto de evitar a dor e o sofrimento do mesmo. Opostamente a essa prática está a distanásia, teoria que prega o prolongamento da vida do ser humano até mesmo em situações incuráveis e de sofrimento demasiado. De fato, a eutanásia envolve questões religiosas, políticas, de bioética, etc., fazendo com que o tema seja bastante discutido: As pessoas têm o direito de escolha pela morte? Esse direito só é reservado ao Criador? O que a Lei diz?

Os defensores da prática afirmam que a dor e o sofrimento fazem com que as pessoas percam a vontade de viver, tendo o direito de morrer com dignidade. Esses argumentos defendem a autonomia absoluta de cada indivíduo, seu direito de escolha e autodeterminação. A eutanásia é um processo irreversível, por isso, antes de ser realizado, vários aspectos biológicos, sociais, culturais, econômicos e psíquicos são avaliados.

Em contrapartida, os que argumentam contra a eutanásia afirmam, em síntese, que o homem não tem o direito de optar pela morte em nenhuma hipótese. Sob o ponto de vista religioso, somente o Criador tem o direito de tirar a vida de alguém. No Brasil, a eutanásia é considerada crime de homicídio privilegiado. Vale ressaltar também, que o Código de Ética Médica diz que: "O médico (...) jamais utilizará seus conhecimentos para gerar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano (...)”.

Em alguns países, como Bélgica, Suíça e Holanda, a prática é considerada legal. Aliás, neste último, cerca de aproximadamente 3,5% das mortes anuais são ocasionadas pela prática da eutanásia.


Por Tiago Dantas
    Deixe seu comentário para "Eutanásia"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................