Esqueci minha senha

Eutanásia

Eutanásia significa "boa morte"

A palavra “eutanásia” é composta por duas palavras gregas que significam “boa morte”. Nesse sentido, podemos definir a eutanásia como a prática de provocar a morte de um doente em estado terminal e incurável, com o pretexto de evitar a dor e o sofrimento do mesmo. Opostamente a essa prática está a distanásia, teoria que prega o prolongamento da vida do ser humano até mesmo em situações incuráveis e de sofrimento demasiado. De fato, a eutanásia envolve questões religiosas, políticas, de bioética, etc., fazendo com que o tema seja bastante discutido: As pessoas têm o direito de escolha pela morte? Esse direito só é reservado ao Criador? O que a Lei diz?

Os defensores da prática afirmam que a dor e o sofrimento fazem com que as pessoas percam a vontade de viver, tendo o direito de morrer com dignidade. Esses argumentos defendem a autonomia absoluta de cada indivíduo, seu direito de escolha e autodeterminação. A eutanásia é um processo irreversível, por isso, antes de ser realizado, vários aspectos biológicos, sociais, culturais, econômicos e psíquicos são avaliados.

Em contrapartida, os que argumentam contra a eutanásia afirmam, em síntese, que o homem não tem o direito de optar pela morte em nenhuma hipótese. Sob o ponto de vista religioso, somente o Criador tem o direito de tirar a vida de alguém. No Brasil, a eutanásia é considerada crime de homicídio privilegiado. Vale ressaltar também, que o Código de Ética Médica diz que: "O médico (...) jamais utilizará seus conhecimentos para gerar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano (...)”.

Em alguns países, como Bélgica, Suíça e Holanda, a prática é considerada legal. Aliás, neste último, cerca de aproximadamente 3,5% das mortes anuais são ocasionadas pela prática da eutanásia.


Por Tiago Dantas
    Deixe seu comentário para "Eutanásia"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Compreenda as peculiaridades da razão do tipo infravermelha.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................