Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Sociologia

A Sociologia dedica-se a estudar e entender nossas interações e as estruturas de nossa sociedade.

Pessoas diferentes que convivem sob um mesmo conjunto de regras estabelecidas.
PUBLICIDADE

 Em um mundo tão confuso e repleto de diferenças, entender nossa realidade pode ser uma tarefa desafiadora. Acontecimentos complexos como guerras ou as formas tão diferentes de enxergar o mundo que tantas culturas diferentes nos trazem, podem ter influência em nossas vidas de tal forma que entendê-las e compreendê-las faz parte do processo de entender e compreender nossa própria condição. Esse é o exaustivo trabalho ao qual a Sociologia se dedica. Entender o mundo social, os processos envolvidos em nossa convivência diária, significados de ações diferentes em variados contextos, fenômenos de origem social ou mesmo individual, são apenas alguns dos esforços associados ao trabalho da Sociologia.

A ideia de uma ciência exclusivamente dedicada a estudar as sociedades e seus desdobramentos surgiu inicialmente com o filósofo francês Augusto Comte (1798-1857), em meados do século XIX que, tendo também cunhado o termo Sociologia, sugeria que era necessário que o mundo social fosse estudado de tal forma que suas leis gerais de funcionamento fossem apreendidas e compreendidas, com o objetivo de nos possibilitar entender os processos sociais que giram em torno de nossa realidade e prever suas possíveis consequências. Comte acreditava que assim como um organismo vivo ou um elemento químico, uma sociedade possuía leis e regras fundamentais de funcionamento aplicáveis a toda e qualquer sociedade, sendo possível identificá-las através do método científico.

Os autores posteriores a Comte carregaram grande parte de seu método e entre esses estudiosos os mais reconhecidos são Émile Durkheim, Karl Marx e Marx Weber, responsáveis por obras colossais a respeito de inúmeras características que moldaram a sociedade no decorrer de nossa história. Seus trabalhos intelectuais pautam a vida social humana, dos grupos e da sociedade de forma ampla, tentando sempre entender os aspectos que influenciam nossa realidade.

O atual olhar sociológico busca a desnaturalização ou o afastamento da explicação que justifica nossas ações ou determinados fenômenos como oriundos de uma “natureza humana” da qual não é possível fugir. Esse “afastamento” do familiar busca colocar em perspectiva diferenças e semelhanças entre grupos sociais diversos na tentativa de compreender as diferenças e afastar certos preceitos e os fatalismos que estão atrelados a certas ideias de jusnaturalismo.

Esta é a maior contribuição da Sociologia: ajudar-nos a entender parte do que somos, o que vivemos e como vivemos, tendo sempre em vista que é a partir de nossas interações que construímos o que somos; e é a essa ciência que nos dedicaremos a estudar e nos aprofundar em nossa área de Sociologia do Alunos Online!


Por Lucas de Oliveira Rodrigues
ARTIGOS DE "Sociologia"
Confira os artigos da seção Sociologia
DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Química
Conheça exemplos de moléculas apolares.

..................................................

Economia
Atenha-se à formação das holdings na economia.

..................................................