Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Transformações da matéria

Fritando ovo – uma transformação química da matéria

Todos os dias e em todos os lugares podemos observar transformações nos materiais ao nosso redor e até mesmo dentro de nós. A digestão dos alimentos, o amadurecimento das frutas, o cozimento dos alimentos, o enferrujamento do ferro, a queima de um papel, a efervescência de um antiácido e o derretimento do gelo são apenas alguns exemplos das muitas transformações da matéria que ocorrem o tempo todo.

Essas transformações são chamadas na química de fenômenos e indicam qualquer mudança que ocorrer em um material, não precisa ser algo extraordinário e nem mesmo visível a olho nu, pois podem ocorrer mudanças microscópicas.

As transformações ou fenômenos podem ser classificados em dois tipos:

  • Fenômenos Físicos: Não alteram a constituição da matéria.

É uma transformação passageira e reversível, pois apesar de o material sofrer alterações na sua forma, tamanho, aparência ou estado físico, ele continua sendo constituído das mesmas substâncias químicas.

A maioria dos fenômenos físicos corresponde a mudanças de estado físico. Veja um exemplo e entenda por que a constituição da substância não muda.

O gelo é constituído de moléculas de HO com volume e forma constantes. Isso ocorre porque suas moléculas estão em posições fixas, formando um retículo cristalino. Quando o gelo derrete, isto é, sofre uma fusão, muda para o estado líquido, que também é constituído de moléculas de HO, sendo, portanto, a mesma substância. Porém, houve uma transformação física, pois agora ela tem volume constante, mas forma variável. Isso se dá porque suas moléculas possuem maior liberdade de movimentação.

Transformação física de fusão do gelo

Outros exemplos de fenômenos físicos são:

Exemplos de fenômenos físicos do cotidiano

  • Fenômenos Químicos: São aqueles em que a constituição do material muda.

Eles são considerados permanentes e irreversíveis. O material ou os materiais presentes no sistema inicial são transformados em outra substância ou em outras substâncias. Por exemplo, quando fritamos o ovo, a sua aparência, cor, dureza, densidade e outras características que são percebidas a olho nu mudam. Isso é consequência da transformação dos materiais presentes no ovo cru.

Grande parte das transformações químicas pode ser percebida visualmente. A formação de uma nova substância pode ser identificada pelos seguintes fenômenos:

Exemplos de fenômenos químicos que podem ser identificados por mudanças visuais

Entretanto, a ausência desses sinais não significa que não ocorreu uma transformação química, pois algumas ocorrem sem que haja mudança perceptível entre o estado inicial e o final. Para se ter certeza de que ocorreu a transformação química é necessário isolar os materiais obtidos e verificar suas propriedades específicas, como densidade, pontos de ebulição e fusão, solubilidade e outras.

Os fenômenos químicos são também denominados de reações químicas, pois as moléculas iniciais, denominadas de reagentes, são quebradas e seus átomos se rearranjam em novas moléculas, que são denominadas de produtos. Veja como isso é diferente do que ocorre nos fenômenos físicos, por meio do exemplo da combustão do carvão:

O carvão (C) reage com o oxigênio do ar (O2) formando gás carbônico (CO2) e liberando calor para o meio:

Reação química

Observe que as moléculas iniciais foram quebradas e formou-se uma nova molécula. Para entender mais sobre as reações químicas e como representá-las por meio de equações químicas, leia os artigos abaixo:


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Transformações da matéria"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................