Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação

Esqueci minha senha

Transformações Gasosas

Os principais cientistas que estudaram as transformações gasosas relacionadas às variáveis dos gases são Charles, Boyle e Gay-Lussac (da esquerda para a direita, na figura)

No estudo dos gases, é preciso relacionar suas três variáveis, que são: a pressão (P), o volume (V) e a temperatura (T).

Ao longo da história, esses estudos foram feitos relacionando essas variáveis, porém sempre mantendo uma delas constante. Por exemplo, ao se estudar a relação das variações da pressão de um gás com as variações de sua temperatura, o volume permaneceu constante e assim por diante.

Vários cientistas realizaram experimentos para entender o comportamento dos gases, porém três deles se destacaram: o físico e químico irlandês Robert Boyle (1627-1691) e os cientistas franceses Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850) e Jacques Alexandre César Charles (1746-1823).

Esses cientistas formularam leis a respeito do comportamento dos gases ao sofrerem transformações gasosas, são elas:

• Transformação isotérmica e Lei de Boyle;
• Transformação isobárica e Lei de Gay-Lussac;
• Transformação isocórica ou isovolumétrica e Lei de Charles/Gay-Lussac.

Vejamos do que se trata cada uma delas:

Transformação isotérmica e Lei de Boyle (T=constante)

Nesse caso, um gás com massa fixa e temperatura constante tem o volume e a pressão variados. Segundo a Lei de Boyle: o volume ocupado por determinado gás com a temperatura constante é inversamente proporcional à sua pressão.

Onde P1 e V1 são as variáveis iniciais e P2 e V2 são as variáveis finais.

Sua representação gráfica é sempre uma hipérbole, chamada de isoterma:

Representação gráfica de uma isoterma.

Transformação isobárica e Lei de Gay-Lussac ou Lei de Charles Gay-Lussac* (P=constante)

Um gás com massa fixa, permanecendo com a pressão constante, tem o volume e a temperatura variados. Segundo a Lei de Gay-Lussac: o volume ocupado por determinado gás com a pressão constante é diretamente proporcional à sua temperatura.

Onde T1 e V1 são as variáveis iniciais e T2 e V2 são as variáveis finais.

Sua representação gráfica é sempre uma reta:

Representação gráfica de uma transformação isobárica

Transformação isocórica ou isovolumétrica e Lei de Charles ou Lei de Charles Gay-Lussac* (V=constante)

Um gás com massa e volume fixos sofre variação na sua pressão e na sua temperatura. Segundo a Lei de Charles: a pressão ocupada por determinado gás com o volume constante é diretamente proporcional à sua temperatura.

Onde T1 e P1 são as variáveis iniciais e T2 e P2 são as variáveis finais. Sua representação gráfica também é sempre uma reta:

Representação gráfica de uma transformação isocórica ou isovolumétrica

* As duas últimas leis foram estudadas por Gay-Lussac e por Charles, assim, em alguns livros os nomes dessas leis diferem; em alguns aparece Lei de Gay-Lussac, ou Lei de Charles ou ainda Lei de Gay-Lussac/Charles.

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Transformações Gasosas"

DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!