Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Transformação isocórica

É necessário que a calibragem dos pneus seja feita a frio, pois a pressão do ar dentro deles pode aumentar ou diminuir de acordo com a temperatura

Definição de transformação isocórica

A palavra isocórica tem origem grega: iso significa “igual” e coros significa “volume”.

Para analisarmos como a pressão varia em relação à temperatura, podemos imaginar um pneu de carros, onde o ar que o preenche permanece com o volume constante. No entanto, à medida que o carro anda, a pressão dentro do pneu aumenta, porque a temperatura também aumentou. Isso pode ser mais bem visualizado em dias quentes.

Assim, quando os pneus de um carro são calibrados é necessário que estejam frios, isto é, à temperatura ambiente, ou depois de terem rodado no máximo 3 km. Se o pneu for calibrado depois que o carro rodou muito, o pneu estará com uma temperatura elevada e o ar lá dentro estará expandido. Se depois o pneu esfriar, o ar irá se contrair e será necessária uma recalibragem. O contrário também é verdadeiro: se uma pessoa calibrar os pneus em um dia frio e depois começar a fazer calor, o ar irá se expandir, aumentando a pressão interna e desregulando a calibragem que foi feita.

Outro exemplo é se pegarmos algum recipiente fechado e o aquecermos. Mesmo se ele estiver vazio, isso não pode ser feito, porque dentro dele existe ar que irá se expandir, aumentando a pressão com o aumento da temperatura. Desse modo, o recipiente pode até explodir, lançando estilhaços para todo lado.

É por isso que não podemos aquecer ou incinerar nenhuma embalagem de spray, mesmo que ela pareça estar vazia.

Esses exemplos no mostram claramente que com o aumento da temperatura, a pressão também aumenta. Porém, se esses experimentos forem feito com a temperatura variando em graus Celsius (°C), a pressão e a temperatura não apresentarão variação proporcional.

Os cientistas Jacques Alexandre César Charles (1746-1823) e Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850) estudaram esses comportamentos dos gases com a temperatura medida na escala kelvin. Nesse caso, verificou-se que:

Definição da lei de Charles e Gay-Lussac sobre as transformações isocóricas

Esta ficou sendo chamada de Segunda Lei de Charles e Gay-Lussac. Segundo essa lei, se dobrarmos a temperatura, a pressão exercida pelo gás também irá dobrar e assim sucessivamente.

Matematicamente temos:

Fórmulas matemáticas de transformação isocórica

 O gráfico da transformação isocórica relaciona a variação da pressão com a variação da temperatura (em kelvin) e é sempre uma reta.

Representação gráfica de transformação isocórica


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Transformação isocórica"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Depressão
    Entenda os sintomas desse problema psicológico.

    ..................................................

    História
    Compreenda o que foi o Plano Marshall.

    ..................................................