Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Substâncias Simples e Compostas

A água destilada é uma substância pura composta

As substâncias puras, ou simplesmente substâncias, são aqueles que apresentam um material único, isento de outros materiais e que tem constantes físicas bem definidas.

Por exemplo, veja algumas constantes físicas da água pura (H2O) e do cloreto de sódio (sal – NaCl) em condições de temperatura e pressão normais, ao nível do mar:

Tabela de propriedades específicas da água e do sal

As substâncias podem ser formadas por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos, todos iguais entre si. A água é formada por moléculas de H2O e o sal por um aglomerado iônico de Na+ e Cl-.

Aglomerado iônico de sal e moléculas de água

Existem dois tipos básicos de substâncias puras: as simples e as compostas. Tanto o sal quanto a água são exemplos de substâncias compostas, conforme a definição a seguir:

Substância pura composta, ou simplesmente substância composta, é aquela em que suas moléculas são formadas por dois ou mais elementos químicos.

No caso da água, os dois elementos são o hidrogênio (H) e o oxigênio (O), e no sal tem o sódio (Na) e o cloro (Cl).

Outros exemplos de substâncias compostas são: gás carbônico (CO2), álcool etílico anidro (H3C ─ CH2 ─ OH), ácido cianídrico (HCN), metano (CH4), entre outros.

Contudo, vale ressaltar que a água mineral que bebemos e o sal de cozinha que comemos não são substâncias puras, mas sim misturas, pois conforme se pode ver nos rótulos das embalagens desses produtos, eles possuem outras substâncias dissolvidas ou misturadas nelas. A água contém vários íons e o sal contém, por exemplo, iodo, pois é uma exigência do Ministério da Saúde para evitar doenças na população, como o bócio.

Já uma substância simples é aquela que é formada por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico.

Por exemplo, na figura abaixo são mostradas moléculas de oxigênio e de ozônio, que são casos de substâncias simples formadas apenas por átomos de oxigênio. Outros exemplos são o gás nitrogênio (N2), o gás hidrogênio (H2), o gás hélio (He), o fósforo (P4), entre outros.

Exemplos de substâncias simples: oxigênio e ozônio


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Substâncias Simples e Compostas"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................