Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Símbolos de Reciclagem de Plásticos

Existem símbolos internacioanis para a reciclagem de plásticos

Conforme explanado no texto “Polímeros: Poluição e Lixo”, o grande aumento da utilização de plásticos nos produtos e em suas embalagens tem gerado montanhas de lixo. Estima-se que no Brasil o consumo anual de plásticos gira em torno de 19 kg por habitante, ou seja, se são 19,5 milhões de habitantes, então temos um consumo total de 3 638, 5 mil toneladas de lixo por ano.

Para se ter uma ideia, todos os dias, milhares de computadores e equipamentos periféricos como o teclado, o mouse, o monitor e a impressora, são jogados no lixo, acumulando-se em aterros sanitários, contaminado o solo, os rios e os lençóis subterrâneos com seus metais pesados. No entanto, cerca de 90% dos materiais empregados na fabricação de aparelhos de informática podem ser reciclados.

Os plásticos jogados em lixões se acumulam e agridem o meio ambiente

Assim, a reciclagem é de suma importância para ajudar a solucionar, ou pelo menos minimizar, o problema do lixo no Brasil e no mundo. Para tornar a separação dos plásticos para a reciclagem mais fácil, a Sociedade da Indústria de Plásticos (SPI, sigla em inglês) adotou, em 1988, uma nomenclatura de códigos para os plásticos.

Adotou-se também um conjunto de símbolos que são registrados nas embalagens e nos recipientes plásticos que indicam o material de que é feito o objeto e, portanto, quais produtos podem ser obtidos na sua reciclagem.

Observando dessa forma os símbolos das embalagens ou objetos, você pode identificar de que polímero ele foi produzido e saber se ele é reciclável.

Mas, você sabe interpretar esses símbolos internacionais?*

Todos os símbolos são constituídos de um número no centro de um triângulo feito com setas. Entenda esse código por meio da tabela abaixo:

Tabela com símbolos de reciclagem de plásticos

Note que todos os produtos obtidos por meio da reciclagem desses plásticos são produtos que não podem entrar em contato com alimentos.

Produtos obtidos de reciclagem de plásticos

Entretanto, não basta os símbolos para que a reciclagem dos plásticos funcione e o problema ambiental do lixo diminua. É preciso que a população tome conhecimento desses mecanismos e que as indústrias e governos apoiem, promovendo ações de conscientização e programas de coleta seletiva.

Por exemplo, atualmente no Brasil, apenas 2% do lixo é reciclado e 3% é transformado em adubo. Segundo o IBGE de 2000, das 5500 cidades brasileiras, apenas 451 dispõem de coleta seletiva e 352 realizam reciclagem. Sendo que a região sudeste é a que fornece o maior exemplo para o restante do país, pois compreende o maior número de municípios atendidos por esse serviço. Nessa região, 8,4% dos munícipios possuem serviço de coleta seletiva e 6,9% têm postos de reciclagem.

Coopere com a reciclagem


*Esse código é diferente na Alemanha, onde a numeração vai de 1 até 8, e a distinção está no número 7, que indica os materiais feitos de ABS (copolímero termoplástico nobre formado por três monômeros: acrilonitrila (A),  but-1,3-dieno (B) e estireno (S)).


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Símbolos de Reciclagem de Plásticos"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................