Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Separação de misturas heterogêneas

Filtração

Neste contexto vamos conhecer alguns métodos para a Separação de misturas heterogêneas (aquelas que apresentam mais de uma fase):

Filtração: esse método é muito usado em nosso dia a dia, no preparo do café: essa bebida antes de passar pelo filtro se apresenta como uma mistura heterogênea de pó de café e água. O método permite reter a parte sólida (pó insolúvel) e deixa passar a parte líquida (café solubilizado). Esse tipo de filtro pode ser de algodão ou de papel.

Decantação: método usado para separar um líquido misturado a outro. As misturas heterogêneas de líquidos, se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente. Exemplo: mistura de areia e água, depois que a parte sólida (areia) se deposita no fundo do recipiente, podemos despejar a parte líquida (água) em outro recipiente, separando assim os dois ingredientes.

Ventilação: método de separação de substâncias sólidas de densidades diferentes. Consiste em separar a substância mais leve (densidade menor) do meio que está imersa, através de uma corrente de ar. Exemplo: separação da casca de arroz do grão: a casca de arroz é menos densa que o resto do grão e é levada junto com a corrente de ar.

Tamisação: Nos laboratórios usam-se peneiras muito finas chamadas tamises, por isso, o processo de separar misturas por meios de peneiras chama-se de tamisação. Exemplo: separação do cascalho de pedras preciosas nos garimpos de exploração. O cascalho grosso é separado do cascalho fino através de peneiras.


Por Líria Alves
    Deixe seu comentário para "Separação de misturas heterogêneas"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Entenda o que é bomba de hidrogênio e qual seu poder de destruição.

    ..................................................

    Gramática
    Que tal aprender a caracterizar corretamente as interjeições? Clique!

    ..................................................