Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Separação de misturas heterogêneas

Filtração

Neste contexto vamos conhecer alguns métodos para a Separação de misturas heterogêneas (aquelas que apresentam mais de uma fase):

Filtração: esse método é muito usado em nosso dia a dia, no preparo do café: essa bebida antes de passar pelo filtro se apresenta como uma mistura heterogênea de pó de café e água. O método permite reter a parte sólida (pó insolúvel) e deixa passar a parte líquida (café solubilizado). Esse tipo de filtro pode ser de algodão ou de papel.

Decantação: método usado para separar um líquido misturado a outro. As misturas heterogêneas de líquidos, se deixadas por um tempo em repouso, têm sua parte sólida depositada no fundo do recipiente. Exemplo: mistura de areia e água, depois que a parte sólida (areia) se deposita no fundo do recipiente, podemos despejar a parte líquida (água) em outro recipiente, separando assim os dois ingredientes.

Ventilação: método de separação de substâncias sólidas de densidades diferentes. Consiste em separar a substância mais leve (densidade menor) do meio que está imersa, através de uma corrente de ar. Exemplo: separação da casca de arroz do grão: a casca de arroz é menos densa que o resto do grão e é levada junto com a corrente de ar.

Tamisação: Nos laboratórios usam-se peneiras muito finas chamadas tamises, por isso, o processo de separar misturas por meios de peneiras chama-se de tamisação. Exemplo: separação do cascalho de pedras preciosas nos garimpos de exploração. O cascalho grosso é separado do cascalho fino através de peneiras.


Por Líria Alves
    Deixe seu comentário para "Separação de misturas heterogêneas"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................