Química Geral

O objetivo principal da Química Geral é a estrutura da matéria

A Química é uma ciência que tem como objetos de estudo principais a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nestes processos.

Assim como tudo na vida, o uso de forma indevida da Química pode trazer consequências negativas para o meio ambiente e para nossas vidas. No entanto, ao longo dos anos, a Química contribuiu muito para a melhoria de vida da população.

Ela trouxe mais conforto e comodidade para os nossos lares, melhorou os meios de transporte, principalmente os combustíveis usados por estes; ampliou as pesquisas e fabricações de inúmeros produtos como cosméticos e remédios; aumentou nossos conhecimentos sobre a natureza; enfim, juntamente com outras ciências como Física, Biologia e Geologia, a Química trouxe progresso e evolução para as sociedades humanas.

Assim, o futuro da humanidade depende de como será usado este conhecimento.

Para ser bem usado, porém, este conhecimento precisa antes de tudo ser adquirido. Desse modo, esta seção intitulada “Química Geral” mostrará qual foi o desenvolvimento da Química até se tornar uma ciência estabelecida, o que a Química estuda, como ela está presente em nosso dia a dia, do que é constituída a matéria, qual é o método utilizado pelo químicos e outros cientistas para desvendar os mistérios da natureza, entre outros questionamentos e curiosidades.

Seções de Química Geral

A matéria e suas transformações

Matéria é tudo aquilo que tem massa e volume e ocupa lugar no espaço. A matéria pode sofrer algumas transformações nos seus estados físicos.

Constituição da matéria

Do século XIX em diante, a teoria atômica foi retomada e vários cientistas causaram uma verdadeira evolução na compreensão da constituição da matéria.

Elementos Químicos e a Tabela Periódica

Com a descoberta da constituição da matéria, os elementos químicos foram interpretados, estudados mais a fundo e organizados na tabela periódica.

Interações atômicas e moleculares

Para se tornar estável, a grande maioria dos elementos sofre interações atômicas e moleculares com os demais elementos para adquirir uma camada de valência completa.

Introdução à Química

Ao introduzir o estudo da Química, você verá que um dos seus principais objetivos está o de compreender e interpretar o comportamento da matéria a fim de melhorar a qualidade de vida do ser humano.

Ligações químicas

Clique e tenha acesso a todo um acervo de textos esclarecedores sobre a teoria das ligações químicas, que podem ser iônicas, moleculares e metálicas.

Separação de misturas

Clique para ter acesso a diversos textos que explicam os mais utilizados métodos de separação de misturas.

Artigos de Química Geral

Algarismos significativos nas medidas químicas

Entenda quais são os algarismos significativos de uma medida.

Bronze

Conheça de que é feita a liga metálica que constitui o bronze.

Cálculos com reagentes em excesso

Confira um passo a passo para resolução de cálculos com reagentes em excesso!

Cálculos Estequiométricos

Saiba quais são as regras fundamentais para resolver corretamente os cálculos estequiométricos.

Cálculos estequiométricos envolvendo a massa

Aprenda a resolver exercícios envolvendo cálculos estequiométricos em que os dados e a pergunta são expressos em massa.

Cálculos estequiométricos envolvendo número de partículas

Veja como relacionar o número de partículas com o número de mol e a massa das substâncias para resolver os cálculos estequiométricos.

Cálculos estequiométricos envolvendo volume

Aprenda a resolver os cálculos estequiométricos quando os dados e a pergunta são expressos em termos de volume.

Coeficientes e índices em equações químicas

Entenda o que são os coeficientes e índices que aparecem nas equações químicas e como interpretá-los para realizar o balanceamento.

Como reconhecer uma transformação química?

Veja quais são algumas das evidências físicas que podem ser observadas para determinar se houve transformação química.

Densidade de sólidos irregulares (Princípio de Arquimedes)

Conheça o Princípio de Arquimedes e aprenda a determinar o volume e a densidade de sólidos irregulares.

Dicas infalíveis para o cálculo da massa molar

Acabe de uma vez por todas com as suas dificuldades conferindo nossas dicas para cálculo de massa molar!

Experimento de Thomson

Conheça o experimento de Thomson com raios catódicos que o levou à descoberta do elétron e do seu modelo atômico.

Fórmula Mínima ou Empírica

Nesse texto, você aprenderá o que é a fórmula mínima, também chamada de fórmula empírica, e como determiná-la para cada substância.

Fórmula Molecular

Aprenda a encontrar a fórmula molecular de uma substância por três métodos: por meio da fórmula mínima, da percentual ou da relação das porcentagens com a massa molar.

Fórmula Percentual

Descubra como proceder nos cálculos para encontrar a fórmula percentual ou composição centesimal de cada substância.

Gravidade específica

Entenda o que é a gravidade específica, que é também conhecida como densidade relativa, usada em testes de urina, de fluidos de bateria e de cerveja.

Hibridização do fósforo

Clique e aprenda de que forma o elemento químico fósforo é capaz de realizar uma quantidade de ligações acima da reconhecida pela teoria do octeto.

Massa molar e número de mol

Entenda o que são a massa molar e o número de mol e aprenda a realizar cálculos estequiométricos envolvendo essas grandezas.

Metais alcalinoterrosos

Conheça as principais características dos elementos denominados metais alcalinoterrosos.

Mol e constante de Avogadro: qual a relação?

Descubra a relação entre o mol, a constante de Avogadro e a massa atômica dos átomos e outras espécies químicas como moléculas e íons.

Orbital molecular

Confira aqui uma explicação detalhada sobre a formação do orbital molecular.

Pureza de reagentes

Aprenda a calcular a pureza de reagentes por meio de questões que já foram cobradas em vestibulares e veja a importância da sua determinação.

Reagente em excesso e reagente limitante

Definição e cálculo de reagente limitante e reagente em excesso nas reações químicas.

Rendimento de reações químicas

Entenda o que é o rendimento de reações químicas, a sua importância e como calculá-lo por meio de exemplos e explicações detalhadas.

Série triboelétrica

Para conhecer os materiais que se eletrizam positiva ou negativamente, recorra à série triboelétrica mostrada e explicada aqui!

Teoria do flogístico

Conheça a Teoria do flogístico que dizia explicar a combustão e que foi aceita pelos cientistas de toda a Europa durante cerca de cem anos.