Química Ambiental

Estuda mudanças que ocorrem na natureza.

Este é um ramo da química que ajuda na melhoria do meio ambiente, estuda os processos químicos que acontecem na natureza, é uma ciência que abrange os mecanismos que definem e controlam a concentração das espécies químicas que precisam ser monitoradas. Através da detecção dos problemas é possível prevenir um estrago maior no ambiente.

A Química Ambiental estuda também as mudanças que ocorrem na natureza. É importante este estudo para entender os aspectos químicos dos problemas que nós, seres humanos, criamos no meio onde vivemos. Este mesmo ambiente há alguns anos antes de começar os processos de poluição, era um ambiente natural, ou seja, sem poluentes.

Como a situação só se agrava, nos últimos anos houve uma conscientização dos cidadãos sobre os danos causados pelas atividades humanas inadequadas. Sejam em indústrias ou em seus próprios lares, estas atividades têm gerado efluentes e resíduos sólidos, líquidos e gasosos que acabam tendo seu destino final na atmosfera, nos solos e nas águas.

Todos os dias os jornais mostram como a poluição tem prejudicado a fauna, flora, rios, mares, lagos, etc., ou seja, é do conhecimento de todos que as transformações decorrentes da poluição ameaçam o meio ambiente, a prevenção é o melhor remédio. Como prevenir? Se todos fizessem sua parte, como não jogar papel fora do lixo, selecionar o lixo para reciclagem, seria uma grande contribuição, embora pareça pouco. É claro que os estragos maiores vêm de Indústrias, mas denunciar aquelas que não estão cumprindo seu papel faz parte do combate à poluição.

É possível expandir os horizontes da Química convencional, e, justamente por isso, a Química Ambiental é uma ciência interdisciplinar por envolver outras matérias como: Biologia, Ecologia, Geologia, Toxicologia e Engenharia Sanitária.

Por: Líria Alves