Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Propriedades do carbono

O elemento fundamental da Química Orgânica

O carbono é o elemento fundamental da Química Orgânica, tudo por que é essencial na formação dos compostos orgânicos. A sua estrutura começou a ser estudada por Archibald Scott Couper (1831-1892) e Friedrich August Kekulé (1829-1896) na segunda metade do século XIX. Os estudos referentes à estrutura do carbono foram denominados de postulados de Couper-Kekulé, veja agora estes postulados:

1º postulado: O átomo de carbono é tetravalente. Esta estrutura permite que o elemento estabeleça quatro ligações covalentes, por isso existe uma enorme variedade de compostos derivados do carbono. Os quatro pares eletrônicos disponíveis permitem formar ligações com diversos outros elementos. Estrutura tetravalente do carbono: 
      H 
      │
H ─ C ─ H 
      │ 
      H
Metano

2º postulado: As quatro valências do carbono são iguais. Isso explica por que existe, por exemplo, somente um bromometano. Qualquer que seja a posição do bromo, obtém-se um só composto: H3CBR. 
      Br 
      │
H ─ C ─ H 
      │ 
      H

3º postulado: Encadeamento constante. Átomos de carbono ligam-se diretamente entre si, formando estruturas denominadas cadeias carbônicas. A capacidade de formar quatro ligações é mais pronunciada no carbono do que em qualquer outro elemento, para constatar é só observar as extensas cadeias carbônicas e a variedade enorme de compostos orgânicos.

Veja links relacionados:

Brasil Escola Confira sobre a capacidade do carbono de formar cadeias.

Mundo Educação Veja como o carbono pode ser classificado.


Por Líria Alves
    Deixe seu comentário para "Propriedades do carbono"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Inflação
    Você sabe explicar o que é inflação? Informe-se.

    ..................................................

    Gramática
    Qual o uso correto de Bastante e Bastantes? Confira!

    ..................................................