Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Principais óxidos

O gelo-seco é, na realidade, um óxido (o dióxido de carbono ou gás carbônico) que, à temperatura ambiente, passa diretamente do estado sólido para o gasoso

Os compostos que pertencem à função inorgânica dos óxidos são caracterizados por serem binários, isto é, formados por apenas dois elementos diferentes, sendo que o mais eletronegativo deles é o oxigênio.

Existem vários óxidos importantes e com inúmeras aplicações em nosso cotidiano. A seguir trataremos dos principais:

1-      Principais óxidos básicos (óxidos que reagem com água, originando uma base; e reagem com ácido, originando sal e água como produtos):

  • CaO (Óxido de cálcio):

A obtenção desse composto é feita através do aquecimento do CaCO3, conforme a reação abaixo, sendo que o CaCO3 é encontrado no mármore, calcário e na calcita:

Reação de obtenção do óxido de cálcio

O óxido de cálcio é normalmente conhecido por cal virgem ou cal viva, sendo que misturado à água dá origem à cal extinta ou cal apagada, ou ainda cal hidratada (Ca(OH)2). É utilizado principalmente em construções, no preparo de argamassa, cimento e cerâmicas; e na agricultura, para diminuir a acidez (pH) do solo.

Uso de cal hidratada em agricultura para corrigir pH do solo

  • Óxido de magnésio (MgO):

Esse composto, ao ser misturado com água, dá origem ao conhecido leite de magnésia, que é o hidróxido de magnésio usado como antiácido estomacal.

O leite de magnésia é o óxido de magnésio misturado com água, que origina o hidróxido de magnésio

2-      Principais óxidos ácidos (óxidos que reagem com água, originando um ácido; e reagem com uma base, originando sal e água como produtos):

  • Dióxido de Carbono (CO2):

O dióxido de carbono ou gás carbônico é um composto que está presente principalmente na atmosfera, pois é proveniente da respiração de plantas e animais, além da queima de combustíveis. Ele faz parte do processo de fotossíntese realizado pelas plantas.

O gás carbônico é muito utilizado como gás de refrigerantes e de água gaseificada, que ocasiona um meio ácido ao reagir com a água.

Quando está no estado sólido, ele é denominado gelo-seco, pois passa diretamente do estado sólido para o gasoso, à temperatura ambiente. Ele é muito usado para gerar o efeito de fumaça em shows, teatro, filmes e outros eventos e espetáculos.

  • Óxido de silício (SiO2):

Esse composto é conhecido normalmente como sílica e representa o óxido mais abundante na crosta terrestre. Sua principal fonte de obtenção é a areia, mas pode também ser encontrado em diversas formas cristalinas, como quartzo puro (foto), topázio e ametista. Sua principal aplicação é na produção de vidro.

Cristais de quartzo

3-      Principal peróxido (óxidos que apresentam em sua estrutura o grupo (O2)2-):

  • Peróxido de hidrogênio (H2O2):

O peróxido de hidrogênio, quando está em meio aquoso (H2O2(aq)), origina a chamada água oxigenada, sendo que suas soluções aquosas diluídas são muito utilizadas para clarear os pelos do corpo e os fios de cabelo. Além disso, quando apresenta a concentração de apenas 3%, ela é usada como agente bactericida, antisséptico e alvejante. Com a concentração acima de 30%, seu uso é feito somente em indústrias, como em alvejante de madeiras, fibras têxteis e na propulsão de foguetes.

Esse composto explode violentamente quando aquecido e entra em decomposição ao ser exposto à luz.

A água oxigenada é a solução aquosa do peróxido de hidrogênio

4-      Principal óxido neutro (óxidos que não reagem com água, ácido ou base):

  • Monóxido de carbono (CO):

Gás extremamente tóxico que pode causar sintomas variados, como dor de cabeça, problemas na visão e até a morte se a exposição a esse gás for muito grande. Algumas formas de exposição a ele são o fumo passivo e a poluição atmosférica.

Ele pode ser usado para produzir metanol, por se combinar com o gás hidrogênio, mas sua principal aplicação é nas siderúrgicas, onde reage com o óxido de ferro III da hematita para produzir ferro metálico.

O monóxido de carbono é usado em siderúrgicas na produção de ferro


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Principais óxidos"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................