Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Principais Funções Orgânicas

A estrutura do composto indica a qual função orgânica ele pertence

A Química Orgânica estuda os compostos do elemento Carbono. Mas, como esse elemento é tetravalente, isto é, possui a propriedade de realizar quatro ligações, ele pode ligar-se de várias maneiras com outros elementos ou com átomos de outros carbonos; em virtude disso, originam-se diversas cadeias carbônicas diferentes. Atualmente, já foram descobertos mais de 15 milhões de compostos orgânicos.

Desse modo, para facilitar o estudo dessa ciência, os compostos orgânicos foram separados em grupos específicos, que são chamados de funções orgânicas.

Assim como na Inorgânica as substâncias com comportamento químico semelhante são agrupadas em quatro funções (ácidos, bases, sais e óxidos); na Química Orgânica também houve o agrupamento daqueles compostos que possuem propriedades químicas semelhantes, em consequência de características estruturais comuns. A diferença é que na orgânica a quantidade de funções é muito maior do que na inorgânica.

Cada função orgânica é caracterizada por um grupo funcional, ou seja, uma parte da estrutura da cadeia carbônica que é comum a todos os membros de determinada função. Por exemplo, os compostos da função dos álcoois são caracterizados pelo grupo funcional hidroxila (OH), isso significa que obrigatoriamente todos eles possuem o OH ligado a algum carbono na cadeia, conforme os três casos abaixo:

                                                   OH                                     OH
                                                     │                                        │
H3C ─ CH ─ OH        H3C ─ CH ─ CH3           H3C ─ CH ─ CH2 ─ CH3
          Etanol                  Propano-2-ol                      Butan-2-ol

Observe também nos exemplos acima que todos eles possuem uma mesma terminação em sua nomenclatura, o sufixo “ol”. Portanto, a IUPAC criou regras de nomenclatura que abrange um bom número de compostos orgânicos, que nos ajuda a saber qual é a fórmula estrutural dos compostos e, consequentemente, a qual grupo eles pertencem.

A seguir, alistamos de forma resumida as principais funções orgânicas e as características associadas, além dos sufixos que devem aparecer em suas nomenclaturas, que indicam cada grupo funcional.

Principais Funções Orgânicas

Para ver mais detalhes a respeito de cada um desses e de outras funções orgânicas acesse a subseção “Grupos Funcionais” em nosso site.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Principais Funções Orgânicas"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Aprenda a classificar corretamente os diferentes tipos de materiais magnéticos.

    ..................................................

    Gramática
    Fique ligado em alguns casos especiais de concordância verbal.

    ..................................................