Polímero à prova de bala: Kevlar

Colete de proteção contra balas feito com polímero Kevlar capaz de suportar disparos com projéteis de calibre de até cerca de 9 cm
Colete de proteção contra balas feito com polímero Kevlar capaz de suportar disparos com projéteis de calibre de até cerca de 9 cm

O polímero sintético denominado kevlar é um polímero de condensação, isto é, é o resultado da união de duas moléculas diferentes com a liberação de moléculas de água.

Ele é um tipo de poliamida de última geração. As reações de condensação que originam as poliamidas ocorrem entre um diácido carboxílico e uma diamida. No caso do kevlar, o diácido é o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico) e a diamida é a p-benzenodiamida.

A seguir, temos a sua reação de polimerização para a obtenção do kevlar, em que o grupo carboxila da extremidade da molécula do ácido reage com o grupo amino (─NH2) da diamida:

Reação de obtenção do kevlar

Observe que o kevlar é uma fibra sintética de aramida, pois as unidades de repetição desse polímero são amidas aromáticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O kevlar é um polímero de baixa densidade e é também denominado poliarilamida ou poliaramida. Suas principais características são: muita resistência ao ataque químico, ao fogo (só queima em temperaturas superiores a 1000 ºC e depois de 8 segundos) e a impactos, sendo sete vezes mais forte que o aço. É por isso que a sua principal aplicação é em coletes e capacetes à prova de balas, mas também é usado em chassis de carros de corrida, roupas de pilotos de Fórmula 1, em roupas contra incêndios, em cintos de segurança, cordas, construções aeronáuticas, em raquetes de tênis e em peças de aviões.

Vestimentas de kevlar utilizadas no combate a incêndios

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Borrachas sintéticas

Entenda a diferença existente entre as borrachas naturais e as sintéticas e observe quais são os polímeros constituintes das borrachas sintéticas mais importantes.

Classificação dos polímeros sintéticos

Conheça as três classes em que os polímeros sintéticos são divididos e seus principais representantes.

Composição do Teflon

Conheça a constituição química, as propriedades e as principais aplicações do polímero teflon, usado em revestimentos de panelas e frigideiras antiaderentes.

Estudo de alguns polímeros

Os polímeros se classificam em naturais ou artificiais.

PET: um poliéster importante

Conheça a constituição química, a fonte de obtenção, a reação de polimerização, as aplicações e propriedades de um dos polímeros mais importantes em nosso cotidiano: o PET.

Plástico verde

Conheça o que é o plástico verde, um polímero com estrutura idêntica ao polietileno, mas que possui o benefício de ser de fonte renovável, o etanol da cana-de-açúcar.

Polietileno

Conheça o polímero polietileno, formado a partir da reação de polimerização do etileno e que é muito utilizado em garrafas, brinquedos, embalagens, sacos plásticos, etc.

Polimetilmetacrilato (acrílico)

O acrílico ou plexiglass é, na verdade, o polimetilmetacrilato (PMMA). Saiba mais sobre esse polímero por meio deste artigo!

Poliuretano

Veja por que o poliuretano é um polímero tão importante na fabricação de vários produtos que contêm espuma em sua constituição.

Polímero Náilon

Conheça um polímero muito importante, o náilon. Veja suas aplicações, características, fabricação, reação de polimerização e uso na Segunda Guerra Mundial.

Polímero PVC

Conheça mais sobre o polímero PVC, muito utilizado na fabricação de dutos e tubos rígidos para água e esgoto.

Polímeros de adição

Os polímeros de adição são formados por sucessivas adições de monômeros. Veja os principais polímeros de adição e sua aplicação no cotidiano.

Polímeros em alta

Por que estes compostos se tornaram tão populares?

Polímeros naturais e artificiais

Conjunto de pequenas moléculas denominadas monômeros.

Vulcanização da borracha

O processo de vulcanização foi uma das maiores descobertas para nossa era. Assim, veja como ele ocorre, sua importância e aplicação em nossa sociedade.