Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Misturas e Substâncias Puras

A água destilada é uma substância pura, mas a água que bebemos é uma mistura

Os elementos químicos são formados, cada um, por um ou mais átomos que possuem o mesmo número atômico, isto é, a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. Por exemplo, o elemento hidrogênio é formado por átomos com número atômico igual a 1, enquanto o oxigênio é formado por átomos de número atômico igual a 8.

Mas esses elementos (iguais ou diferentes) podem se combinar formando moléculas ou aglomerados iônicos (os íons são átomos ou grupos de átomos com carga elétrica), que formam as substâncias puras.

Por exemplo, quando dois átomos de hidrogênio se unem a um átomo de oxigênio é formada uma molécula, representada pela fórmula molecular H2O, que é a substância química da água. Outro exemplo de substância pura é o cloreto de sódio (NaCℓ), principal componente do sal de cozinha. Ele não é formado por moléculas, como no caso da água, mas sim por aglomerados de um número muito grande de íons positivos (Na+) e negativos (Cℓ-), que ficam unidos eletricamente.

As substâncias puras podem ser definidas da seguinte forma:

Definição de substâncias puras

Por exemplo, a água destilada é uma substância pura, porque além de ser formada apenas por moléculas iguais de H2O, ela possui propriedades constantes. Ao nível do mar (sob pressão de 1 atm), seu ponto de fusão é igual a 0 ºC, seu ponto de ebulição é igual a 100 ºC e sua densidade é igual a 1,0 g/mL a 4ºC. Essas propriedades sempre são as mesmas para a água pura, independente da quantidade de amostra.

Existem dois tipos de substâncias puras: substâncias simples e substâncias compostas.

Definição de substâncias simples

Por exemplo, o gás oxigênio é formado por moléculas de O2, isto é, somente por átomos do elemento oxigênio. Veja outros exemplos de substâncias simples a seguir:

Alguns exemplos de substâncias simples

Definição de substâncias compostas

Um exemplo é a própria água já mencionada, pois ela é formada por átomos de dois tipos de elementos, o hidrogênio e o oxigênio. Abaixo temos mais exemplos de substâncias compostas, também chamadas de compostos químicos:

Exemplos de substâncias compostas ou compostos químicos

No entanto, a grande maioria dos materiais encontrados na natureza não é substância pura simples ou composta, mas sim mistura de substâncias. A água mineral, por exemplo, não é composta apenas por água (H2O), mas ela contém vários minerais dissolvidos, conforme se pode ver no rótulo de sua embalagem. A água do mar também é uma mistura de vários sais, principalmente o cloreto de sódio, mas com uma composição diferente da água mineral, da água de um rio, da água da torneira e assim por diante; sendo que, em todos os casos, temos misturas.

As misturas podem ser definidas da seguinte forma:

Definição e exemplos de misturas

Existem misturas homogêneas e heterogêneas. Para saber mais, leia o texto abaixo:

Sistemas homogêneos e heterogêneos.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Misturas e Substâncias Puras"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Aprenda a classificar corretamente os diferentes tipos de materiais magnéticos.

    ..................................................

    Gramática
    Fique ligado em alguns casos especiais de concordância verbal.

    ..................................................