Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Índice de Octanagem da Gasolina

O índice de octanas ou octanagem permite diferenciar a sua resistência à compressão das diferentes qualidades de gasolina

Definição conceitual de octanagem

Para entendermos como é realizada essa medida, precisamos primeiro entender como funciona o motor de explosão interna de quatro tempos. A seguir temos um esquema desse funcionamento:

Esquema de funcionamento do motor de explosão interna de quatro tempos

No primeiro tempo, o pistão do motor desce e ocorre a injeção de uma mistura de vapor de gasolina e ar. O segundo tempo consiste na compressão da mistura, enquanto o pistão sobre. Já o terceiro tempo ocorre quando o pistão atinge o ponto máximo de seu percurso e nesse instante a vela de ignição lança uma faísca que provoca uma explosão e desloca o pistão para baixo. Nessa fase, parte da energia liberada na combustão é convertida em energia mecânica. No último tempo, o pistão sobe novamente, expulsando os gases formados na combustão e, posteriormente, o ciclo recomeça.

Os pontos que nos interessam são os tempos 2 e 3, quando ocorre a compressão da gasolina e a sua combustão, respectivamente. É muito importante que a gasolina exploda no momento correto, que é quando a vela solta a faísca; porque se não resistir à taxa de compressão, a gasolina irá explodir prematuramente durante a compressão, diminuindo a potência do motor e produzindo um ruído conhecido como batida de pino (knocking). Portanto, é necessário que a gasolina aguente a compressão que é realizada no tempo 3.

A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, que pode variar de uma para a outra. Dessa forma, nem sempre ela é bastante resistente à compressão. Por exemplo, o heptano é o composto vindo de frações de gasolinas que menos resiste à compressão. Já o isoctano explode na hora exata, sendo, portanto, bastante resistente à compressão. A seguir estão representadas as fórmulas estruturais desses dois compostos:

Estruturas do heptano e do isoctano

A seguinte generalização pode ser feita:

Relação entre a estrutura do hidrocarboneto da gasolina e sua octanagem

Podemos afirmar isso ao compararmos, por exemplo, o isoctano com o n-octano. Ambos apresentam a mesma fórmula molecular (C8H18), mas eles se diferenciam nas fórmulas estruturais pela quantidade de ramificações. O isoctano tem uma octanagem maior por apresentar maior número de ramificações na sua cadeia.

Para, então, diferenciar as gasolinas mais resistentes à compressão das menos, ou seja, com mais ou menos octanagem, criou-se uma escala, que é conhecida como escala de octanagem ou índice de octanas.

Nessa escala atribui-se o valor zero ao heptano e o valor de 100 ao isoctano. Portanto, quando se diz que determinada gasolina possui 80 octanas ou que possui índice de octanagem igual a 80, isso quer dizer que a gasolina se comporta como uma mistura de 80% de isoctano e 20% de heptano.

Note que isso não quer dizer que a gasolina possui mesmo o heptano ou o isoctano em sua composição; mas sim que ela se comporta ou tem uma resistência à compressão igual à mistura descrita.

Existem, porém, algumas gasolinas especiais que possuem um índice de octanagem superior a 100, podendo chegar ao valor de 120. Isso quer dizer que a gasolina possui octanagem 20% maior que o isoctano puro.

Essa resistência tão alta é conseguida porque se colocam aditivos (antidetonantes) na gasolina, como o etanol.

Veja qual é o índice de octanagem das gasolinas usadas no Brasil:

Índice de octanagem das gasolinas brasileiras


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Índice de Octanagem da Gasolina"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Depressão
    Entenda os sintomas desse problema psicológico.

    ..................................................

    História
    Compreenda o que foi o Plano Marshall.

    ..................................................