Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Gás liquefeito de petróleo

GLP: gás dentro de botijões na forma líquida.

O título sugere uma extensa nomenclatura para o gás o qual atende pela abreviatura “GLP” (gás liquefeito de petróleo), o então conhecido como gás de cozinha. Na verdade, o nome deveria estar no plural: “gases”, uma vez que o componente de seu gás de botijão é uma mistura de hidrocarbonetos.

A mistura gasosa dos compostos - propano e isobutano deu origem a um dos combustíveis mais usados, mais precisamente nas cozinhas de todo o mundo. A junção das estruturas moleculares C3H8 (propano) e C4H10 (gás isobutano) confere as características únicas do GLP. Confira agora seus métodos de obtenção:

O gás liquefeito de petróleo pode ser obtido nas refinarias de petróleo ou nas Unidades de Processamento de Gás Natural. Nas refinarias, é extraído por meio do fracionamento do petróleo a uma faixa de temperatura de 70 °C.

E não se esqueça! A palavra “liquefeito” traduz a forma física na qual o gás se encontra para ser distribuído, ou seja, no estado líquido. A liquefação de um gás ocorre quando este é submetido a altas pressões para conter seu volume, e ele então, se converte à forma líquida. O GLP está a uma pressão de 3 a 15 kgf/cm2 dentro de um recipiente cheio, à medida que este se esvazia em decorrência de seu uso, a pressão interna diminui.


Por Líria Alves
    Deixe seu comentário para "Gás liquefeito de petróleo"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................