Funcionamento da panela de pressão

A maior pressão dentro da panela de pressão faz com que o líquido demore mais a entrar em ebulição e, com uma temperatura maior, a comida fica pronta de forma mais rápida.

Vapor sendo liberado por panela de pressão para que a pressão em excesso não cause uma explosão
Vapor sendo liberado por panela de pressão para que a pressão em excesso não cause uma explosão

Os conhecimentos químicos são aplicados em várias situações do nosso cotidiano, e, em algumas, nós nem percebemos. Um exemplo disso é o uso da panela de pressão quando queremos que determinados alimentos, tais como o feijão, cozinhem mais rápido. Mas por que os alimentos na panela de pressão cozinham mais depressa?

Isso acontece porque a panela de pressão possui uma borracha entre a tampa e a panela que a deixa hermeticamente fechada, o que significa que o vapor formado fica aprisionado dentro dela, aumentando a pressão. O aumento da pressão faz com que a água demore mais para entrar em ebulição, atingindo temperaturas mais elevadas que cozinham mais rápido o alimento.

Você já deve ter reparado que, quando colocamos a água para ferver em uma panela aberta, primeiro se formam bolhas no fundo dela, que, com o aumento da temperatura, passam a subir até que todo o líquido entre em ebulição. Isso ocorre porque essas bolhas são formadas por vapor de água. No entanto, existe a pressão atmosférica externa que exerce uma força para baixo, e como a pressão do vapor dentro da bolha inicialmente é menor que a pressão atmosférica, a bolha fica no fundo da panela. Com o aumento da temperatura, a pressão do vapor vai crescendo até que fica igual à pressão atmosférica e, por isso, as bolhas sobem e liberam o vapor de água para o ar.

Um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor (Pv) iguala-se à pressão atmosférica

Ao nível do mar (altitude igual a zero), a pressão atmosférica é igual a 1 atm ou 760 mmHg. Nessas condições, a água entra em ebulição em 100ºC, o que significa que nessa temperatura a pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica. No entanto, em lugares em que a pressão é maior, como em lugares de menor altitude, o vapor de água precisará receber mais energia, por atingir valores de temperatura maior até vencer a pressão atmosférica e entrar em ebulição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por exemplo, o Mar Cáspio é um mar interior da Ásia que tem altitude de 28 metros abaixo do nível do mar. Nesse lugar, a água ferve a uma temperatura acima de 100°C.

O mesmo ocorre dentro da panela de pressão: visto que a pressão é maior, o líquido precisa receber mais energia para vencê-la e assim entrar em ebulição, o que significa que ele demora mais para passar para o estado de vapor, sua temperatura de ebulição é maior e ele permanece líquido em temperaturas muito maiores.

Para se ter uma ideia, calcula-se que os valores das pressões atingidas dentro da panela de pressão sejam entre 1,4 a 2,0 atm, o que significa que a temperatura interna da panela atinge valores de cerca de 120 ºC. Com uma temperatura muito maior, a comida fica pronta bem mais rápido também.

Mas a pressão atinge um valor determinado e estabiliza-se, sendo que o excesso é liberado pela válvula com pino. Isso é importante porque se a pressão interna continuasse a aumentar, a panela explodiria, podendo causar sérios acidentes.

Por segurança, a panela ainda conta com uma válvula de segurança na tampa, que geralmente é uma espécie de borracha vermelha, que só abre em situações extremas, como quando fica algum alimento preso na válvula de pino, impedindo que o vapor seja liberado. Por isso, é muito importante sempre que lavar a panela de pressão, limpar bem a válvula de pino, de preferência passando um palito de dente no furo para retirar qualquer vestígio de comida.

Partes de uma panela de pressão

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Ebulioscopia ou Ebuliometria

O estudo da ebulioscopia se concentra no aumento do ponto de ebulição de um solvente quando se adiciona um soluto não volátil.

Influência da Pressão Externa sobre o Ponto de Ebulição

O ponto de ebulição de um líquido varia conforme a pressão externa exercida sobre a superfície dele.

Pressão Máxima de Vapor

A pressão que o vapor exerce em equilíbrio com o líquido correspondente é chamada de pressão de vapor.

Pressão hidrostática

Aprenda a determinar a pressão hidrostática, isto é, a pressão exercida por um fluido sobre um objeto nele mergulhado!

Propriedades Coligativas

As propriedades coligativas são estudadas quando se adiciona um soluto não volátil em um solvente, alterando algumas de suas propriedades físicas.