Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Éteres

A estrutura geral para um éter

Éteres são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional R-O-R (oxigênio entre dois carbonos).



A molécula em vermelho, ao centro, se refere ao Oxigênio, e as cadeias laterais correspondem a cadeias de hidrocarbonetos (C-H).

Características químicas e físicas

Éteres possuem caráter básico e são altamente inflamáveis e voláteis. São pouco solúveis em água (cadeia pequena), e totalmente insolúveis quando a cadeia carbônica for longa. Os éteres com até três carbonos se encontram no estado gasoso, os com mais de três carbonos são líquidos e os de massa molecular maior são sólidos.

Utilização dos Éteres

São mais usados como anestésicos, solventes e no preparo de medicamentos. Mas também podem ser empregados para fabricar seda artificial, celuloide e ainda como solvente na obtenção de gorduras, óleos e resinas.

Uma conhecida forma de éter, que já foi muito usada na medicina, é o éter comum, um líquido altamente volátil que atualmente entrou em desuso em razão dos perigos de causar incêndios. Esse éter também é conhecido pelas denominações de éter etílico, éter dietílico ou éter sulfúrico.

O éter etílico foi isolado pela primeira vez no século XVI, por Valerius Cordus. Esta forma de éter tem a temperatura de ebulição 34,6 °C, este dado confirma a volatilidade deste líquido. Sua aplicação como anestésico se justifica pela ação no organismo, uma vez que relaxa os músculos, altera a respiração e a pressão arterial, e, consequentemente, os batimentos cardíacos. Mas como já mencionamos, o perigo oferecido pelo líquido volátil nas salas de cirurgia fez com fosse substituído por outras formas. Exemplo de anestésico inalável atual: Óxido nitroso.


Por Líria Alves
    Deixe seu comentário para "Éteres"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Confira os conceitos iniciais de incidência e reflexão da luz em espelhos esféricos.

    ..................................................