Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação

Esqueci minha senha

Estudo de alguns polímeros

O náilon é usado em pára-quedas.

Os polímeros se classificam em naturais ou artificiais: os materiais conhecidos como plásticos são artificiais, a borracha, o amido, a celulose, as proteínas são denominados de polímeros naturais.

Borracha: quase toda a borracha utilizada mundialmente provém da seringueira, que é uma espécie de árvore cujo nome científico é Hevea brasiliensis. Como este material é muito utilizado, diversos produtos com características que se assemelham às da borracha foram produzidos artificialmente, e são chamados de borrachas artificiais ou elastômeros. O neopreno e a borracha fria são exemplos.

Amido: polissacarídeo que ocorre em vegetais como trigo, arroz, feijão, milho, batata, etc. Sua estrutura química é de um polímero de condensação proveniente da glicose.

Celulose: polissacarídeo encontrado em todos os vegetais, sua estrutura química também é de um polímero de condensação originado da glicose.

Plásticos: estes polímeros artificiais equivalem a uma variedade enorme de materiais, exemplos:

Náilons: existem muitos tipos, eles são polímeros de condensação de diaminas com ácidos dicarboxílicos, e a variedade de materiais se deve a estes dois componentes. Eles são usados na fabricação de escovas, cordas, pára-quedas, etc.

Polietileno: polímero derivado do etileno, utilizado como isolante elétrico e para fabricar sacos plásticos, copos, baldes, etc.

Polipropeno: também conhecido como Polipropileno, é usado na fabricação de assento de cadeiras.

PVC (Cloreto de Polivinil): substitui o couro em estofamentos e é um isolante elétrico, é um polímero do cloreto de vinila.

Poliestireno: utilizado na fabricação de pratos, copos e ainda de equipamentos elétricos.

Poliésteres: usados na obtenção de tecidos e na construção de carrocerias.

Orlon: usado em fibras que imitam a lã e a seda, dão origem a tecidos para a fabricação de roupas de inverno.

Teflon: é um plástico bastante resistente, é empregado para revestir utensílios domésticos como panelas e frigideiras.

Por Líria Alves
    Deixe seu comentário para "Estudo de alguns polímeros"

DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

Química
    Compreenda as peculiaridades da razão do tipo infravermelha.

Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!