Esqueci minha senha

Equilíbrio Iônico da Água

Em um frasco com água pura não existem somente moléculas de H2O, pois a água sofre uma autoionização

A água possui vários papéis importantes em nosso cotidiano, dentre eles está sua participação química em soluções. Por exemplo, a água é capaz de se autoionizar, conforme mostrado na equação química a seguir, por isso qualquer solução aquosa apresenta os íons hidrônio (H3O+(aq)) e hidróxido (OH-(aq)).

Autoionização da água

Nesse processo de autoionização, uma molécula de água age como ácido, doando um próton (H+); e outra molécula age como base, recebendo o próton. Isso significa que a água conduz corrente elétrica, pois ela possui íons.

Calculando-se o produto iônico da água (Kw) ousua constante de ionização, temos a expressão abaixo, já que líquidos não participam dessa expressão de equilíbrio:

Fórmula do produto iônico da água (Kw)

No entanto, o grau de ionização da água e seu produto iônico são muito baixos. Para se ter uma ideia, à temperatura de 25 ºC, as concentrações do íon H3O+(aq) e OH-(aq) são iguais a 1 . 10-7 mol/L. Esse é um valor muito pequeno, o que indica que o equilíbrio encontra-se muito deslocado para o sentido inverso (à direita), para a formação das moléculas de água e consumo dos íons. Isso explica a baixa condutividade elétrica da água.

Calculando o produto iônico da água para a temperatura de 25 ºC, temos:

Kw = [H3O+] . [OH-]
Kw = (1 . 10-7) . (1 . 10-7)
Kw = 10-14

Visto que o produto iônico é uma constante, ela só sofre alteração se mudarmos a temperatura. Além disso, mesmo que o meio não esteja neutro e existam mais íons H3O+do que OH-, ou vice-versa, o produto iônico, isto é, a multiplicação da concentração desses íons, sempre dará o mesmo valor em determinada temperatura.

Veja a seguir alguns exemplos de variações das concentrações desses íons e do produto iônico da água em diferentes temperaturas:

Tabela de produto iônico da água em diferentes temperaturas

Esses dados mostram que à medida que se aumenta a temperatura, as concentrações dos íons hidrônio e hidróxido e o produto iônico da água serão maiores.

Relação entre temperatura da água e o produto iônico


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Equilíbrio Iônico da Água"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Compreenda as peculiaridades da razão do tipo infravermelha.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................