Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Entalpia

A energia interna ou o conteúdo de energia que cada substância tem em sua constituição é o que denominamos entalpia (H)

Nas reações estudadas na Termoquímica há liberação (exotérmicas) ou absorção (endotérmicas) de calor.

Por exemplo, quando se acampa, normalmente se constrói uma fogueira, para que o calor liberado e a luz emitida pela queima da madeira possam aquecer e iluminar o ambiente. Essa reação de combustão da madeira é uma reação exotérmica, pois libera calor.

Porém, surge a questão: “De onde veio essa energia em forma de calor?”.

Essa energia já estava presente nas moléculas que, no estado gasoso, apresentam movimento caótico, desordenado, que gera pressão. Assim, a energia liberada já estava contida nos reagentes e, ao se produzirem os produtos, essa energia é liberada. Para se entender como cada substância já apresenta um conteúdo de energia, pense, por exemplo, na energia envolvida nos movimentos dos átomos e das moléculas e na energia associada à atração e à repulsão entre as partículas, como íons, moléculas ou prótons e elétrons.

Definição conceitual de entalpia.

A entalpia varia de acordo com a constituição das substâncias. Entretanto, é impossível calcular a entalpia que cada substância apresenta. Assim, costuma-se calcular não a entalpia, mas a variação de entalpia (∆H) do processo. Isso é feito através da diferença entre a entalpia dos produtos (entalpia final) e a entalpia dos reagentes (entalpia inicial):

Fórmulas do cálculo da variação de entalpia.

Lembrando que a variação de entalpia é sempre calculada em sistemas que apresentam troca de calor sob pressão constante.

Se o valor da variação de entalpia der negativo, significa que o sistema perdeu energia na forma de calor, ou seja, é um processo exotérmico. O contrário também é verdadeiro: se a variação da entalpia der positiva, maior que zero, a reação é endotérmica, pois significa que se ganhou ou absorveu calor.

Além disso, visto que a variação da entalpia depende de uma série de fatores (temperatura, pressão, estado físico e número de mol), criou-se um referencial para que se compare a entalpia da substância, que foi denominada entalpia padrão (H0).

Definição conceitual de Entalpia Padrão.

Quando todos os reagentes e produtos de uma reação estão no seu estado padrão, a variação de entalpia será denominada variação de entalpia padrão (∆H0).


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Entalpia"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................