Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Diferença entre Vapor e Gás

Vapor de água saindo de chaleira

Você já deve ter percebido que em Química Geral ou em Físico-Química quando se estuda conteúdos tais como os estados físicos da matéria, as mudanças de estados físicos e o estudo dos gases, muitas vezes usam-se os termos “estado gasoso” e “estado de vapor”.

Por exemplo, quando falamos que a água evaporou, dizemos que ela passou do estado líquido para a forma de vapor. Porém, quando nos referimos ao oxigênio presente no ar, não dizemos que ele é vapor, mas sim um gás ou que está na forma gasosa.

Por isso, surge a dúvida:Afinal, qual a diferença entre um vapor e um gás?

O vapor é um estado no qual a substância pode facilmente se liquefazer, ou seja, voltar para o estado líquido, apenas se aumentarmos a pressão do sistema ou se abaixarmos a temperatura, separadamente.

Por exemplo, se causarmos a compressão da água que evaporou, ela irá voltar a ser líquida. Ou podemos também abaixar a temperatura para que isso ocorra, como ocorre quando cozinhamos arroz: quando se atinge a temperatura de ebulição, a água evapora; mas quando ela toca na tampa da panela, que está a uma temperatura menor, ela volta para o estado líquido. Outro exemplo são as gotículas que se formam ao redor de um copo ou de uma garrafa com um líquido gelado. Essas gotículas eram vapor de água presente no ar, que condensou ao entrar em contato com o copo ou com a garrafa que estava a uma temperatura menor.

Condensação de água em copo

Isso significa que o vapor está em equilíbrio com o líquido ou com o sólido correspondente.

Já os gases estão em um estado fluido e para mudá-los de estado é necessário usar esses dois processos simultaneamente (aumento da pressão e diminuição da temperatura).

Com isso, podemos dizer que todo vapor é um gás, mas nem todo gás é um vapor.

Um passo importante para diferenciar um gás de um vapor é saber a sua temperatura crítica. Temperatura crítica é a temperatura acima da qual a substância só pode existir na forma de gás, pois é impossível mudar seu estado gasoso para o líquido apenas com o aumento da pressão.

Dessa forma, temos:

Relação de vapor e gás com temperatura crítica

A temperatura crítica é característica para cada substância. No caso da água, o seu valor é de 374ºC. Portanto, abaixo dessa temperatura, a água está no estado de vapor, mas acima dela, a água é um gás. Assim, como para todas as substâncias, as características da água no estado de vapor e no estado gasoso são diferentes.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Diferença entre Vapor e Gás"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................