Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Composição do Teflon

Composição química do polímero teflon, usado em frigideiras antiaderentes

O teflon é um polímero de adição conhecido especialmente por ser usado como revestimento de utensílios domésticos, tais como panelas e, principalmente, frigideiras antiaderentes. Ele é usado com essa finalidade, pois possui alta resistência ao calor e baixa aderência, assim há menos riscos de o alimento ficar grudado na panela.

Outras características do teflon são: boa resistência mecânica, baixo coeficiente de atrito e bom isolante de eletricidade. Não é combustível e é excepcionalmente inerte, sendo muito resistente aos reagentes químicos mais poderosos, como a água-régia.

Por tudo isso, ele também é utilizado em equipamentos químicos para indústrias (como nos canos, válvulas e registros desses equipamentos), em engrenagens, mancais e gaxetas e em isolamento elétrico. Ele é usado também na forma de fita para evitar vazamentos de água, antenas parabólicas, torneiras e na fabricação de órgão artificiais.

Seu primeiro uso foi nas juntas de vedação e válvulas da bomba atômica Little Boy, lançada em Hiroshima no ano de 1945. O teflon foi usado em partes que tinham contato direto com o gás UF6, que é extremamente corrosivo.

O teflon também é conhecido por politetrafluoreteno (PTFE). Sua reação de obtenção se realiza pela polimerização de adição do tetrafluoreteno (tetraflouretileno), conforme mostrado abaixo:

Reação de obtenção do teflon

Para que essa reação ocorra, a pressão deve atingir 50 000 atm.

A sua identificação em processos de reciclagem é dada pelo símbolo mostrado abaixo juntamente com uma fita feita de teflon para vedar tubulações (fita veda-rosca):

Fita de teflon e símbolo usado em sua reciclagem


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Composição do Teflon"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Compreenda as peculiaridades da razão do tipo infravermelha.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................