Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação

Esqueci minha senha

Classificação dos Elementos Químicos

De acordo com as propriedades e com o comportamento de cada elemento químico, os cientistas classificaram-nos em cinco grupos

Uma das formas em que os elementos químicos são classificados na Tabela Periódica é dividindo-os em cinco grupos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas. A seguir, temos como é feita essa classificação em: hidrogênio, semimetais, ametais, gases nobres e metais.

Classificação dos elementos na Tabela Periódica

• Hidrogênio: Esse elemento, que é o mais abundante no Universo, é diferente de todos os outros elementos da Tabela Periódica e se encontra na família 1 (metais alcalinos) porque possui apenas uma camada eletrônica com um elétron nela, mas não compartilha de propriedades semelhantes com os outros elementos desse grupo.

Ele tem a capacidade de se combinar com metais, semimetais e ametais. Além disso, é um gás extremamente inflamável à temperatura ambiente. Quando liquefeito, é usado como combustível de foguetes e, quando comprimido a pressões na ordem de 2,5 milhões de atmosferas, ele pode se tornar metálico, atuando como um supercondutor.

O hidrogênio líquido é usado como combustível de foguetes

• Metais: Dois terços dos elementos químicos até então descobertos são metais, ou seja, dos 115 elementos existentes, 86 são metais. Veja algumas de suas propriedades principais:

-Todos os elementos desse grupo, com exceção do mercúrio (Hg), são sólidos a temperatura ambiente e, em geral, são duros;

-Eles possuem um brilho metálico característico dos metais;

- São bons condutores de eletricidade e de calor;

-São densos;

- Possuem pontos de fusão e ebulição altos;

-São maleáveis, podendo ser transformados em lâminas;

- São dúcteis, podendo ser transformados em fios, como os fios de cobre usados para conduzir eletricidade;

-Os metais são amplamente utilizados em nossa sociedade, como na produção de joias, moedas, fios elétricos, panelas, talheres, na produção de ligas metálicas como o aço, em decorações de edifícios e de lojas, caldeiras, reatores industriais, cabos de elevadores etc.

Objetos feitos de metais

• Semimetais: Esses elementos são apenas sete (boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po)). Eles são assim chamados porque apresentam propriedades intermediárias entre os metais e os ametais:

-Apresentam brilho metálico como os metais;

-Sua condutibilidade elétrica e térmica é pequena;

-Não são maleáveis, mas fragmentam-se como os ametais;

-Alguns semimetais, como o silício, são usados na fabricação de transistores, de chips e de células solares.

O silício é um dos semimetais mais importantes economicamente

Obs.: A classificação dos elementos em semimetais está em desuso, assim, muitas Tabelas Periódicas trazem apenas metais e ametais. Segundo esse tipo de classificação, o boro, o silício, o arsênio e o telúrio são ametais; enquanto o germânio, o antimônio e o polônio são classificados como metais.

Apesar disso, a IUPAC recomenda que os elementos sejam classificados como metais, semimetais e não metais.

• Ametais: Correspondem a onze elementos químicos (carbono (C), nitrogênio (N), fósforo (P), oxigênio (O), enxofre (S), selênio (Se), flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I) e astato (At)). Suas propriedades físicas e químicas são exatamente o oposto das propriedades dos metais:

-Não possuem umbrilho metálico, com exceção do iodo e do carbono na forma de grafite;

- São isolantes térmicos, não sendo condutores de calor e nem de eletricidade;

-A maioria está no estado gasoso à temperatura ambiente;

- Possuempontos de fusão e ebulição baixos;

-Fragmentam-se;

-São usados na fabricação de pneus, para se produzir pólvora, entre outras finalidades.

Os ametais são usados na produção de pólvora e pneus

• Gases Nobres: Esses são os sete elementos pertencentes à família 18 da Tabela Periódica (hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn)).

Esses elementos são colocados num grupo à parte porque eles são bastante estáveis, sendo os únicos elementos químicos que ocorrem na natureza na forma isolada.  Eles possuem pouquíssima afinidade com outros elementos químicos, não tendo a tendência de doar nem receber elétrons. Mas, ainda assim, existem alguns compostos de gases nobres feitos em laboratório.

O argônio é um gás nobre que está presente na lâmpada de filamentos

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Classificação dos Elementos Químicos"

DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

Depressão
    Entenda os sintomas desse problema psicológico.

História
    Compreenda o que foi o Plano Marshall.