Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Classificação das misturas

Água e Álcool é um exemplo de mistura homogênea

Misturas são formadas por duas ou mais substâncias, elas podem se classificar em Misturas homogêneas ou heterogêneas.

Misturas homogêneas: são as que apresentam uma única fase. Apresentam aspecto uniforme que não nos permite a separação visual dos componentes. Exemplo: mistura de água e álcool.

Misturas heterogêneas: apresentam mais de uma fase. Esse tipo de mistura nos permite visualizar cada componente individual. Exemplo: mistura de água e óleo. É fácil perceber a presença de duas fases, pois a água se separa completamente do óleo - sendo assim, a mistura se torna heterogênea porque vemos nela duas fases.

Algumas misturas nos parecem homogêneas se visualizadas a olho nu, mas uma investigação criteriosa (com auxílio de microscópio) nos permite verificar que se trata de misturas heterogêneas. Vejamos alguns exemplos:

1. O leite é uma mistura homogênea ou heterogênea? Se observamos a olho nu, ficaremos com a primeira opção: homogênea, mas com o auxílio de um microscópico é possível perceber gotículas de gordura em suspensão.

Para provar que o leite é uma mistura heterogênea basta aquecê-lo. Este procedimento permite que as partículas de gordura se unam em forma de uma nata, neste momento forma-se duas fases na mistura.

2. O ar que respiramos é uma mistura heterogênea de gases (Nitrogênio, Oxigênio, entre outros) e minúsculas partículas (sujidades) suspensas. Os automóveis juntamente com as indústrias são os principais responsáveis pelo lançamento dessas impurezas. Bom seria se nosso ar não possuísse tais partículas, desta forma estaríamos livres da chamada poluição atmosférica.

 


Por Líria Alves
    Deixe seu comentário para "Classificação das misturas "


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Aprenda a classificar corretamente os diferentes tipos de materiais magnéticos.

    ..................................................

    Gramática
    Fique ligado em alguns casos especiais de concordância verbal.

    ..................................................