Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Características Gerais dos Gases

Uma das características dos gases é que eles tendem a ocupar todo o volume do recipiente em que estão contidos

Os gases são compostos extremamente importantes para a origem e manutenção da vida na Terra, como mostra o caso do oxigênio que respiramos. Por outro lado, eles também são responsáveis pela ameaça à existência do planeta e da humanidade, o que pode ser visto na poluição atmosférica e nas suas consequências, como o “efeito estufa”, o aquecimento global e as chuvas ácidas.

Gases poluentes saindo de escapamento de carro

Além disso, os gases também são muito usados em processos necessários do cotidiano, tais como no enchimento de pneus dos automóveis, nos fogões para cozinhar comida e em reações nos laboratórios e indústrias químicas.

Essas informações nos mostram que estudar as principais características dos gases é imprescindível, pois, com isso, é possível entender os problemas ambientais que estamos enfrentando, prover meios de sustentar e salvar vidas, fabricar novos produtos para o dia a dia e assim por diante.

Os gases são compostos de partículas minúsculas, que podem ser átomos ou moléculas. Mas, visto que não é possível visualizar esses componentes dos gases, o seu comportamento e as suas características baseiam-se num modelo ideal (teoria cinética dos gases).

Assim, as principais características dos gases ideais são:

  • As suas partículas encontram-se bastante afastadas umas das outras, movimentando-se continuamente de maneira desordenada. Esse movimento veloz dos gases é denominado de agitação térmica, pois conforme se aumenta a temperatura do sistema, mais rápido as partículas irão se movimentar.

A velocidade das partículas do ar atmosférico em condições normais de temperatura e pressão é de aproximadamente 1400 km/h.

Partículas de um gás movimentando-se aleatoriamente em diferentes recipientes

  • Devido a essa movimentação, as partículas dos gases estão constantemente chocando-se umas com as outras e com as paredes do recipiente. Esses choques contra as paredes do recipiente exercem uma determinada força por unidade de área, que é a pressão exercida pelo gás. Além disso, esses choques ocorrem de forma perfeitamente elástica, o que significa que ocorrem sem variação da energia cinética total;
  • Os gases possuem grande expansibilidadecompressibilidade, portanto, o seu volume será exatamente o volume do recipiente em que estão contidos.  Quando não estão em um recipiente, eles não possuem forma definida nem volume constante;
  • Os gases possuem massa. Quando a massa de um gás é igual à sua forma no estado líquido ou no sólido, ele ocupa um volume muito maior do que se estivesse em algum desses dois estados físicos;
  • Eles são menos densos que os sólidos e os líquidos;
  • Possuem grande dilatabilidade com a variação da temperatura, ou seja, dilatam-se ao receber calor;
  • Um gás sempre se mistura uniformemente com outros gases. Um exemplo é o ar, que é uma mistura de vários gases, sendo que os principais são o gás nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2);

O ar é uma mistura de gases

  • As variáveis de estudo dos gases são a pressão, o volume e a temperatura.

Essas características ocorrem perfeitamente em um gás ideal e não em um gás real, porque na prática, quando a pressão está muito elevada e/ou a temperatura está muito baixa, o volume do gás diminui e as partículas ficam próximas umas das outras, ocorrendo interações intermoleculares. Já no modelo do gás ideal, essas interações não são consideradas.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Características Gerais dos Gases"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Entenda o que é bomba de hidrogênio e qual seu poder de destruição.

    ..................................................

    Gramática
    Que tal aprender a caracterizar corretamente as interjeições? Clique!

    ..................................................