Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Álcool combustível ou etanol

No Brasil, a principal forma de obtenção do etanol é por meio da cana-de-açúcar.

♦ Constituição Química:

O etanol (H3C ─ CH2 ─ OH), também conhecido como álcool etílico ou simplesmente álcool, é o composto mais conhecido do grupo orgânico dos álcoois. Ele é caracterizado pela presença de uma hidroxila (OH) diretamente ligada a um carbono.

Ele se apresenta em temperatura ambiente, na forma líquida, incolor, com cheiro bastante característico e sendo miscível com água.

Sua fórmula química estrutural está representada abaixo:

Fórmula estrutural do etanol
Fórmula estrutural do etanol

 ♦ Processo de produção:

O álcool etílico foi uma das primeiras substâncias produzidas pelo homem. Pesquisas indicam que já na Pré-história, provavelmente no período Neolítico, ele já era fabricado para ser usado em bebidas. Ele é produzido por meio da fermentação de polissacarídeos (como amido e celulose) e de dissacarídeos (como sacarose e maltose).

A produção desse composto pode se dar de duas maneiras principais: (1) por hidratação do etileno (eteno), que é o método mais usado fora do Brasil; e (2) por fermentação de açúcares de cereais, como melaço de cana-de-açúcar, suco de frutas e de beterraba, a batata, o milho, a cevada e o arroz. No Brasil, o principal método de produção do etanol é pela fermentação do açúcar de cana; já nos Estados Unidos usa-se o milho.

O processo de produção está sintetizado a seguir:

(1º) Moagem da cana: obtém-se a garapa com alto teor de sacarose;

(2º) Produção de melaço: a garapa é aquecida para se produzir o melaço com 40% de sacarose em massa. Parte da sacarose se cristaliza formando um açúcar escuro, que é refinado e dá origem ao açúcar comum;

(3º) Fermentação do melaço: faz-se a fermentação do melaço adicionando-se a ele leveduras como a Saccharomyces, que transforma a sacarose em etanol. As reações bioquímicas que ocorrem são mostradas a seguir:

Reações bioquímicas de fermentação na produção do etanol.
Reações bioquímicas de fermentação na produção do etanol.

(4º) Destilação do mosto fermentado: o mosto fermentado, obtido após a fermentação, contém 12% em volume de etanol. Ele sofre, então, destilação fracionada e assim se obtém uma solução com 96% de etanol e 4% de água em volume.

Resumidamente temos:

Produção do etanol a partir da cana-de-açúcar.
Produção do etanol a partir da cana-de-açúcar.

♦  Aplicações:

Ele é usado em bebidas alcoólicas; quando anidro, isto é, sem água, é usado em mistura com a gasolina; já quando está desnaturado (misturado com substâncias de sabor e cheiro desagradáveis, para não ser usado em bebidas alcoólicas) é comercializado em farmácias e supermercados, para ser usado principalmente em soluções desinfetantes. Além disso, o etanol também é usado como solvente de tintas e vernizes e em reações de obtenção de diversos compostos orgânicos.

Todavia, estamos interessados na finalidade de uso do etanol como combustível para carros, em que se usa o etanol a 95%.

♦  Uso como combustível:

Na década de 1970, o Brasil iniciou um projeto denominado Proálcool, que incentivava o uso do álcool como combustível no lugar da gasolina (derivada do petróleo). Isso porque, na época, estava ocorrendo uma crise mundial do petróleo; assim, os governos incentivaram a produção de carros movidos a álcool e até mesmo a conversão de motores movidos à gasolina para motores à explosão movidos a álcool. Porém, com o tempo, a gasolina voltou ao topo da lista dos consumidores, porque o seu preço abaixou bastante e seu rendimento é maior que o do álcool.

Entretanto, para o meio ambiente, isso trouxe prejuízos, porque, ao contrário dos derivados do petróleo, o álcool é um recurso renovável. Isso significa que é possível replantar, por exemplo, mais canas-de-açúcar, à medida que for sendo produzido mais etanol.

Outro ponto forte do etanol em relação aos derivados do petróleo é que esses últimos liberam em sua combustão óxidos de enxofre, como o SO2, que são compostos poluentes que podem contribuir até mesmo para a chuva ácida. O etanol também polui o meio ambiente, porém, em comparação com a gasolina e outros combustíveis fósseis, seu grau de poluição é menor.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Álcool combustível ou etanol"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................