Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Ácido Clorídrico

O ácido clorídrico impuro é conhecido como ácido muriático e é usado na limpeza de azulejos

O ácido clorídrico é uma solução aquosa formada pela dissolução do gás cloreto de hidrogênio, HCℓ, e água.

O cloreto de hidrogênio é formado pela ligação covalente entre um átomo de hidrogênio e um de cloro, que compartilham um par de elétrons:

Ligação covalente formando HCl

O HCℓ é um gás incolor (ou levemente amarelado) tóxico, que pode ser obtido industrialmente de duas maneiras. Uma delas é o aquecimento em altas temperaturas do gás hidrogênio e do gás cloro, conforme a reação abaixo:

H2(g) + Cℓ2(g) → HCℓ (g)

Outra maneira é por meio da reação entre o ácido sulfúrico e o cloreto de sódio, que forma como produto, além do gás cloreto de hidrogênio, o sulfato de sódio:

 H2SO4 + 2NaCℓ → 2 HCℓ + Na2SO4

Esse gás é bastante solúvel em água (cerca de 450 L de gás clorídrico por litro de água). Isso ocorre porque quando dissolvido em água, o cloreto de hidrogênio sofre ionização, ou seja, reage com a água liberando os íons H+(aq) e Cℓ-(aq), formando o ácido clorídrico.

O cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio, atraindo mais fortemente para si o par de elétrons compartilhado, formando uma molécula polar, em que o hidrogênio tem carga parcialmente positiva e o cloro tem carga parcialmente negativa. Assim, a parte negativa da água (OH-) atrai a parte positiva do gás, o hidrogênio; enquanto a parte positiva da água (H+) atrai a parte negativa do gás, o cloro. Com isso, as moléculas do gás clorídrico são quebradas e formam-se os íons H+(aq) e Cℓ-(aq).

Esse ácido é forte, porque o seu grau de ionização é de 92,5% a 18 ºC.

O ácido clorídrico deve ser mantido em frasco vedado, pois é volátil (o seu ponto de ebulição é de -85ºC, passando facilmente para o estado de vapor em condições ambientes). Isso é perigoso, pois seus vapores são bastante tóxicos, podendo causar severa irritação nos olhos e pálpebras e, se for inalado, causa severa irritação no aparelho respiratório, gerando edema pulmonar, insuficiência respiratória ou até mesmo a morte.

Ele também é bastante corrosivo, podendo causar queimaduras na pele e, se for ingerido, causa severas queimaduras nas mucosas da boca, esôfago e estômago.

Solução de ácido clorídrico

Na sua forma impura, o ácido clorídrico é vendido como ácido muriático e é usado para limpezas pesadas de pedras e azulejos. Devido aos fatores mencionados, devem-se usar equipamentos de proteção individual, como luvas, máscara e óculos.

Um fato interessante é que apesar de ser corrosivo, o ácido clorídrico é o principal componente do suco gástrico secretado pelo estômago, que ajuda na digestão dos alimentos e na redução de bactérias que causam doenças e infecções.

Outras aplicações do ácido clorídrico são:

  • Limpeza e galvanização de metais;

  • Curtimento de couros;

  • Na produção de tintas;

  • Na produção de corantes;

  • Na formação de haletos orgânicos;

  • Na hidrólise de amidos e proteínas pelas indústrias alimentícias;

  • Na extração do petróleo, dissolvendo as rochas e facilitando o seu fluxo até a superfície, tornando o poço de petróleo mais rentável.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Ácido Clorídrico"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................