Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Ácido Clorídrico

O ácido clorídrico impuro é conhecido como ácido muriático e é usado na limpeza de azulejos

O ácido clorídrico é uma solução aquosa formada pela dissolução do gás cloreto de hidrogênio, HCℓ, e água.

O cloreto de hidrogênio é formado pela ligação covalente entre um átomo de hidrogênio e um de cloro, que compartilham um par de elétrons:

Ligação covalente formando HCl

O HCℓ é um gás incolor (ou levemente amarelado) tóxico, que pode ser obtido industrialmente de duas maneiras. Uma delas é o aquecimento em altas temperaturas do gás hidrogênio e do gás cloro, conforme a reação abaixo:

H2(g) + Cℓ2(g) → HCℓ (g)

Outra maneira é por meio da reação entre o ácido sulfúrico e o cloreto de sódio, que forma como produto, além do gás cloreto de hidrogênio, o sulfato de sódio:

 H2SO4 + 2NaCℓ → 2 HCℓ + Na2SO4

Esse gás é bastante solúvel em água (cerca de 450 L de gás clorídrico por litro de água). Isso ocorre porque quando dissolvido em água, o cloreto de hidrogênio sofre ionização, ou seja, reage com a água liberando os íons H+(aq) e Cℓ-(aq), formando o ácido clorídrico.

O cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio, atraindo mais fortemente para si o par de elétrons compartilhado, formando uma molécula polar, em que o hidrogênio tem carga parcialmente positiva e o cloro tem carga parcialmente negativa. Assim, a parte negativa da água (OH-) atrai a parte positiva do gás, o hidrogênio; enquanto a parte positiva da água (H+) atrai a parte negativa do gás, o cloro. Com isso, as moléculas do gás clorídrico são quebradas e formam-se os íons H+(aq) e Cℓ-(aq).

Esse ácido é forte, porque o seu grau de ionização é de 92,5% a 18 ºC.

O ácido clorídrico deve ser mantido em frasco vedado, pois é volátil (o seu ponto de ebulição é de -85ºC, passando facilmente para o estado de vapor em condições ambientes). Isso é perigoso, pois seus vapores são bastante tóxicos, podendo causar severa irritação nos olhos e pálpebras e, se for inalado, causa severa irritação no aparelho respiratório, gerando edema pulmonar, insuficiência respiratória ou até mesmo a morte.

Ele também é bastante corrosivo, podendo causar queimaduras na pele e, se for ingerido, causa severas queimaduras nas mucosas da boca, esôfago e estômago.

Solução de ácido clorídrico

Na sua forma impura, o ácido clorídrico é vendido como ácido muriático e é usado para limpezas pesadas de pedras e azulejos. Devido aos fatores mencionados, devem-se usar equipamentos de proteção individual, como luvas, máscara e óculos.

Um fato interessante é que apesar de ser corrosivo, o ácido clorídrico é o principal componente do suco gástrico secretado pelo estômago, que ajuda na digestão dos alimentos e na redução de bactérias que causam doenças e infecções.

Outras aplicações do ácido clorídrico são:

  • Limpeza e galvanização de metais;

  • Curtimento de couros;

  • Na produção de tintas;

  • Na produção de corantes;

  • Na formação de haletos orgânicos;

  • Na hidrólise de amidos e proteínas pelas indústrias alimentícias;

  • Na extração do petróleo, dissolvendo as rochas e facilitando o seu fluxo até a superfície, tornando o poço de petróleo mais rentável.


Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
    Deixe seu comentário para "Ácido Clorídrico"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Depressão
    Entenda os sintomas desse problema psicológico.

    ..................................................

    História
    Compreenda o que foi o Plano Marshall.

    ..................................................