Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

O texto de divulgação científica

O texto de divulgação científica é demarcado por marcas linguísticas específicas

Antes de enfatizarmos os pressupostos que norteiam o assunto em pauta, retomemos algumas noções relacionadas aos gêneros textuais. Sabe-se que de acordo com a finalidade que o emissor de um dado texto deseja cumprir, este fará parte de um dos distintos gêneros existentes.

Assim ocorre com o chamado texto de divulgação científica, o qual se define por expor, transmitir, conteúdos dessa natureza (científica). Exemplos de tal modalidade são os verbetes de enciclopédia. Por se tratar de um texto cujo propósito é a transmissão de saberes, eis algumas marcas linguísticas nele impressas:

* A impessoalidade é predominante, haja vista que o autor expressa as descobertas que fez sem deixar se revelar, ou seja, sem revelar suas marcas pessoais;

* Em termos estruturais, pode-se afirmar que prevalece o padrão formal da linguagem, por meio do uso dos verbos na terceira pessoa do singular – fato que imprime ao discurso o caráter impessoal antes ressaltado;

* Ainda falando acerca dos traços estruturais, apesar de tal modalidade não obedecer a uma norma rígida, o que normalmente se atesta é a predominância de um parágrafo introdutório, revelando a ideia principal a ser abordada, seguido pelo desenvolvimento, sendo esse manifestado por meio de exemplos, comparações, dados estatísticos, relações de causa e efeito, resultado, objetivos de experiências, etc., e culminando nas conclusões acerca do que foi anteriormente abordado.


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
    Deixe seu comentário para "O texto de divulgação científica"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................