Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Função fática da linguagem

A função fática da linguagem representa as situações em que o canal (interlocutor) é o principal objetivo da comunicação.

Na função fática, a mensagem recebe um papel secundário e o canal passa a ser o objetivo da comunicação

Entre todas as funções da língua portuguesa (referencial, emotiva, conativa, metalinguística e fática), a função fática é a mais utilizada em nossas relações cotidianas. Exercitamos essa função até mesmo nas situações mais corriqueiras, quando não estamos muito preocupados em analisar a mensagem que será emitida. Quando cumprimentamos nossos colegas utilizando um convencional “Bom dia”, estamos fazendo uso da função fática da linguagem. Ela é utilizada até mesmo quando nos comunicamos com estranhos, especialmente em situações em que o silêncio parece incomodar, então travamos um diálogo trivial, despreocupado, estabelecendo uma conversa sem um objeto/assunto definido.

A função fática tem como objetivo estabelecer um vínculo entre o emissor e o receptor da mensagem a fim de prolongar ou interromper a comunicação. É chamada de fática por estar vinculada a um fato, ou seja, aquilo que está ocorrendo em um determinado momento. Você sabia que a função fática é a primeira função de linguagem que adquirimos? Quando pequenos e ainda incapazes de enviar e receber comunicação informativa, comunicamo-nos através de pequenas construções linguísticas, mas nem por isso destituídas de significação, para chamar a atenção do adulto. A mãe também faz uso da função fática como um recurso para chamar a atenção do bebê para si e para suas emissões. Outra curiosidade: as aves falantes, o papagaio, por exemplo, partilham desse tipo de comunicação com os seres humanos. Já reparou o esforço que elas fazem para iniciar e manter a comunicação com o homem?

Utilizamos a função fática desde bebês, quando ainda “engatinhamos” no processo de aquisição da linguagem verbal
Utilizamos a função fática desde bebês, quando ainda “engatinhamos” no processo de aquisição da linguagem verbal

Observe abaixo a tirinha da personagem Mafalda, do cartunista Quino:

A função fática é assim denominada por estar vinculada a um fato, ou seja, aquilo que está ocorrendo em uma determinada situação. Mafalda, de Quino.
A função fática é assim denominada por estar vinculada a um fato, ou seja, aquilo que está ocorrendo em uma determinada situação. Mafalda, de Quino.

É possível perceber a utilização da função fática quando Mafalda diz “Boa noite, mundo”, saudando e também se despedindo em “boa noite e até amanhã”. Sabe aquelas famosas “conversas de elevador”? Então, são ótimos exemplos de quando a comunicação deixa de ser o principal objeto entre dois interlocutores e passa a ser algo secundário, focando no canal sem demonstrar carga semântica aparente.

A música “Sinal fechado”, de Paulinho da Viola, é um bom exemplo. Ela narra a história de dois velhos conhecidos que casualmente se encontram parados, dentro de seus carros, em um mesmo semáforo:

Olá, como vai ?
Eu vou indo e você, tudo bem ?
Tudo bem eu vou indo correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você ?
Tudo bem, eu vou indo em busca
De um sono tranquilo, quem sabe ...
Quanto tempo... pois é...
Quanto tempo...

(Sinal fechado – Paulinho da Viola.

LP Foi um rio que passou em minha vida, EMI, 1970)

Observamos no fragmento em questão a ocorrência da linguagem fática, que pode estar frequentemente associada também à necessidade de emitir uma mensagem que seja breve, denotando interlocutores que não possuem tempo para travar um diálogo mais cuidadoso, situação observada na música. Você não sabia, mas sempre usou a linguagem fática durante vários momentos de seu dia. Quer verificar se seu canal de comunicação está funcionando? Eis a função fática da linguagem!


Por Luana Castro Alves Perez
    Deixe seu comentário para "Função fática da linguagem"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................