Esqueci minha senha

Declaração

A declaração tem por finalidade atestar uma verdade na qual se acredita

A declaração, assim como todo gênero textual, perfaz-se de uma intenção comunicativa, uma finalidade específica intrínseca ao discurso. Assim sendo, em se tratando de termos conceituais, torna-se relevante remetermo-nos ao verbo “declarar”, cuja acepção semântica se traduz em “manifestar, expor, pronunciar, confessar, esclarecer”.

Dessa forma, tal gênero, tido em seu sentido literal, representa uma declaração feita por uma pessoa a favor de outra, no sentido de atestar uma verdade na qual se acredita. Podemos situá-la nas mais diversas instituições relacionadas à esfera social, tais como empresas, universidades, escolas, entre outras.

A título de melhor ilustrarmos tais assertivas, segue evidenciado abaixo um modelo, no qual constataremos os traços mencionados. Assim, analisemos:


A declaração tem por finalidade comprovar algo por parte do órgão que a emite


Ao estabelecermos familiaridade com o texto em referência, constatamos dois aspectos relevantes: o primeiro diz respeito ao fato de ele pertencer à modalidade escrita da linguagem – que o faz se constituir de traços específicos. O outro é que em virtude de esse texto se caracterizar como técnico, as marcas que o compõem se tornam perceptíveis – reveladas por um estilo padronizado.

Essas marcas se fazem presentes por intermédio de distintos fatores, tais como a necessidade de o discurso ser redigido em papel timbrado, associado ao logotipo e carimbo, seguido da razão social e assinatura da pessoa responsável, a qual emitiu o documento.


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
    Deixe seu comentário para "Declaração"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Compreenda as peculiaridades da razão do tipo infravermelha.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................