Coesão textual

A coesão textual é entendida como um recurso linguístico responsável por costurar, amarrar e unir as partes de um texto, formando um todo denominado coeso.

“Coesão textual” escrito em fundo amarelo com peças de quebra-cabeça ao redor
A coesão é entendida como o encaixe de várias peças de um texto.

A coesão textual é um recurso linguístico dedicado à organização de elementos linguísticos em um texto. Ela pode funcionar de duas formas: por meio de elementos que dão sequência, isto é, a coesão sequencial; ou por meio de palavras que retomam termos anteriores, ou seja, a coesão referencial.

Leia também: Coesão textual na redação do Enem

Tópicos deste artigo

Resumo sobre coesão textual

  • É um recurso linguístico responsável por unir as partes de um texto, formando um todo coeso.

  • Seus elementos podem ser caracterizados por determinadas palavras que conectam os demais elementos linguísticos em uma sentença.

  • Pode ser dividida em dois tipos: coesão sequencial e coesão referencial.

  • A coesão e a coerência tratam da organização do texto. No entanto, enquanto a coesão está ligada à parte estrutural, a coerência refere-se à articulação e compreensão das ideias.

Videoaula sobre coesão textual

O que é coesão textual?

A coesão textual refere-se à organização do texto, mais especificamente, em sua superfície, isto é, na ligação entre elementos linguísticos. Assim, a coesão é responsável pela amarração/união entre as partes do texto, formando um todo coeso.

Para melhor compreendermos a coesão, vejamos o exemplo a seguir:

Ele acordou. Ele escovou os dentes. Ele tomou banho. Ele foi para a escola. Ele voltou para casa.

O trecho acima é a síntese da rotina de uma pessoa. Perceba que ele é formado por frases soltas que não se conectam, tirando a fluidez do texto. Nesse sentido, podemos dizer que faltam elementos coesivos nele. Adicionando esses elementos, teremos:

Ele acordou. Em seguida, escovou os dentes e tomou banho. Na sequência, foi para a escola e, por fim, voltou para casa.

Com a adição dos termosem seguida”, “na sequência” e “por fim”, o texto apresentou melhor fluidez e ligação entre as ações de rotina descritas. Pode-se dizer, portanto, que há elementos coesivos no trecho em questão.

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Elementos da coesão textual

Os elementos da coesão são determinadas classes de palavras utilizadas em um texto a fim de interligarem-se com os demais elementos linguísticos presentes. Entre as classes compreendidas como elementos de coesão, temos as preposições, as conjunções, os advérbios e as locuções adverbiais. A seguir, uma lista com alguns dos elementos coesivos e exemplos.

Elemento coesivo – função

Possibilidades de uso

Exemplos

Adição

Além disso, outrossim, mas também, como também, também etc.

A violência é um problema nacional. Além disso, não há medidas eficazes para contê-la.

Alternância

Já… já, ou… ou, quer… quer etc.

Ou você come todo o almoço ou você não vai ter a sobremesa

Afirmação

Decerto, com certeza, sem dúvida etc.

Eles, sem dúvida, disseram isso.

Causa

Assim, dado que, visto que, em virtude de, uma vez que etc.

Ela saiu de casa visto que não se dava bem com o pai

Finalidade

A fim de, com o intuito de, com o objetivo de etc.

A atividade deve ser realizada a fim de que vocês compreendam a explicação feita.

Condição

Contanto que, a menos que, a não ser que, exceto se, salvo se etc.

Isso não vai dar certo a menos que você me ajude.

Quais são os tipos de coesão?

A coesão textual pode ser caracterizada em dois tipos distintos: a coesão referencial e a coesão sequencial.

  • Coesão referencial

É quando um elemento refere-se/faz referência a outro. Esse recurso é muito utilizado em textos a fim de evitar repetições excessivas. A coesão referencial pode ocorrer por meio de:

a) Artigo: Uma pessoa esteve aqui ontem.

O artigo “uma” faz referência ao termo subsequente “pessoa”.

b) Pronome: João não sabe o que fazer. Ele pegou suas coisas e foi embora.

O pronome “ele” retoma o nome “João” da sentença anterior.

c) Numeral: As maçãs não estavam boas, exceto duas delas.

O número “dois” ao final da sentença faz referência a “maçãs” que estavam boas.

d) Advérbio: Na escola as coisas são diferentes. Lá não se pode fazer tudo.

O advérbio de lugar “lá” retoma o termo “escola”.

e) Elipse: Meu pai sempre está furioso. Não fica um dia sequer de bom humor.

“Não fica” refere-se a “pai”, pois “[ele] não fica um dia sequer de bom humor”.

  • Coesão sequencial

Trata-se de um recurso utilizado pelo locutor no intuito de amarrar as ideias ao longo do texto. A sequência do texto pode ser definida pelo uso de elementos coesivos correspondentes às ideias de adição, alternância, afirmação, causa, finalidade, condição, entre outras. Vejamos alguns exemplos:

Ele não aguentava mais ficar em casa e, por isso, tratou de sair o mais rápido possível.

Pensou no que fazer, mas não sabia como agir.

O processo foi feito com a finalidade de contratar mais funcionários capacitados.

Coesão x coerência

A coesão e a coerência tratam, ambas, de aspectos organizacionais do texto. No entanto, a coesão ocupa-se do que podemos chamar de estrutura superficial do processo de escrita, sendo responsável pela interligação de termos por meio de recursos linguísticos, formando uma unidade coesa. A coerência ocupa-se de aspectos que correspondem às ideias e ao sentido da produção textual.

Assim, podemos concluir que a coesão e a coerência, apesar de funcionarem de maneira conjunta em boa parte das vezes, são independentes.

Leia também: Conectivos e o processo de estruturação do texto

Exercícios resolvidos sobre coesão textual

Questão 1

(Enem 2020)

Como ocorrem os eclipses solares?

Quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, o astro que ilumina nosso planeta some por alguns minutos. O espetáculo só ocorre durante a lua nova e apenas nas ocasiões em que a sombra projetada pelo satélite atinge algum ponto da superfície do planeta. Aliás, é o tamanho dessa sombra que vai determinar se o desaparecimento do astro será total, parcial ou anular. Geralmente, ocorrem ao menos dois eclipses solares por ano. Um eclipse solar é uma excelente oportunidade para estudar melhor o Sol.

Disponível em: https://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 21 ago. 2017 (adaptado).

Nesse texto, a palavra “aliás” cumpre a função de

a) conferir um caráter mais coloquial à reportagem.

b) promover uma conclusão de ideias valendo-se das informações da frase anterior.

c) indicar uma mudança de assunto e de foco no tema desenvolvido.

d) conectar a informação da frase anterior com a da posterior.

e) salientar a negação expressa na frase posterior.

Resolução: letra D

Conforme vimos nos estudos sobre a coesão, as palavras que passam a ideia de sequência podem estar associadas a funções distintas dependendo do emprego no texto. Nesse caso, a coesão sequencial, representada pelo uso da palavra “aliás”, conecta a informação da frase anterior com a da posterior. A alternativa correta é a D.

Questão 2

(Enem 2017)

Essas moças tinham o vezo de afirmar o contrário do que desejavam. Notei a singularidade quando principiaram a elogiar o meu paletó cor de macaco. Examinavam-no sérias, achavam o pano e os aviamentos de qualidade superior, o feitio admirável. Envaideci-me: nunca havia reparado em tais vantagens. Mas os gabos se prolongaram, trouxeram-me desconfiança. Percebi afinal que elas zombavam e não me susceptibilizei. Longe disso: achei curiosa aquela maneira de falar pelo avesso, diferente das grosserias a que me habituara. Em geral me diziam com franqueza que a roupa não me assentava no corpo, sobrava nos sovacos.

RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1994.

Por meio de recursos linguísticos, os textos mobilizam estratégias para introduzir e retomar ideias, promovendo a progressão do tema. No fragmento transcrito, um novo aspecto do tema é introduzido pela expressão

a) “A singularidade”.

b) “Tais vantagens”.

c) “Os gabos”.

d) “Longe disso”.

e) “Em geral”.

Resolução: letra D

Na questão, temos um trecho de Infância. Nele, a narradora parece ter uma perspectiva inicial e, em seguida, se surpreende. Essa mudança é feita e marcada linguisticamente pelo termo “longe disso”, um elemento coesivo usado para introduzir uma nova ideia. A alternativa correta é, portanto, a D.

Por: Rafael Camargo de Oliveira

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