Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Carta argumentativa

A carta argumentativa se define pelo seu caráter persuasivo

Entre os gêneros que permitem que o cidadão se manifeste em relação aos problemas sociais está a carta argumentativa (carta argumentativa de reclamação e acarta argumentativa de solicitação). Ela, ao lado da carta aberta, do abaixo-assinado, do manifesto, entre outros, possui como característica fundamental a persuasão, dada a intenção de o emissor convencer o interlocutor (normalmente uma pessoa responsável ou uma autoridade) a tomar uma atitude no sentido de solucionar um determinado problema.

Entre os muitos aspectos atribuídos à carta argumentativa, podemos citar o fato de ela estar sempre presente entre as modalidades requisitadas em concursos públicos e vestibulares. Assim, partindo desse princípio, torna-se imprescindível estabelecermos familiaridade com as características que a norteiam, finalidade específica do artigo em questão. Dessa forma, comecemos por algumas delas:

Em se tratando da linguagem nela empregada, normalmente se utiliza o padrão formal, no qual o grau de intimidade entre os interlocutores pode variar, dependendo da relação que se estabelece entre ambos. No entanto, a clareza, a precisão e a objetividade devem ser elementos indispensáveis.

Dado o caráter argumentativo da modalidade em questão, pode-se dizer que se assemelha aos demais textos dotados de tal aspecto, mas com uma diferença básica: a interlocução, haja vista que essa se dá de forma explícita, ou seja, alguém específico e com poderes de solucionar o problema levantado. Vejamos, pois, acerca dos aspectos estruturais:

- Local e data;

- Identificação do destinatário; 

- Vocativo (lembrando que se faz necessário o uso adequado do pronome de tratamento, tendo em vista o cargo ocupado pela pessoa em referência);

- Corpo do texto – nesta parte se torna evidente a necessidade de apresentar o objeto de reclamação ou de solicitação, somado a argumentos que efetivamente o justifiquem;

- Expressão de despedida;

- Assinatura;

- Nome do remetente.


A carta argumentativa se define pelo seu caráter persuasivo
A carta argumentativa se define pelo seu caráter persuasivo


Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
    Deixe seu comentário para "Carta argumentativa"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................