Barroco Brasileiro

O Barroco foi a primeira manifestação literária realmente brasileira, já que antes dele a Literatura não expressava a visão, os anseios e angústias do brasileiro.

A arte barroca foi eternizada em Minas Gerais pelo mestre Aleijadinho
A arte barroca foi eternizada em Minas Gerais pelo mestre Aleijadinho

O Barroco é um termo usado para representar todas as manifestações artísticas que ocorreram entre 1600 e início de 1700. Em razão do ano de seu surgimento, também ficou conhecido por Seiscentismo. Manifestou-se primeiramente nas artes plásticas, atingindo, posteriormente, a literatura, o teatro e a música. Nasceu na Itália, sendo difundido por toda a Europa, entretanto, no Brasil, seu início foi tardio, pois só chegou com os jesuítas, no final do século XVI, aproximadamente após 100 anos que já vigorava na Europa.

Os jesuítas objetivavam a catequização, por isso, toda sua obra literária era voltada para esse fim.  O homem, que estava em crise entre os valores terrenos e os celestiais, entre a razão e a fé, entre o pecado e o perdão, precisava encontrar seu caminho. Era essa necessidade de salvação que impulsionava os jesuítas. O grande orador sacro do Barroco brasileiro foi o Padre Antônio Vieira, um de seus principais sermões foi o Sermão da Sexagésima.

O marco do Barroco brasileiro ocorreu em 1601, com a publicação da obra “Prosopopeia”, de Bento Teixeira. Embora considerada por alguns críticos de pouco valor estético, ela obteve o seu destaque por ter sido a primeira obra que escreveu sobre as questões brasileiras. Nela, o poeta elogiou os donatários da capitania de Pernambuco e contou sobre o naufrágio de um deles.  Leia o poema:

I

Cantem Poetas o Poder Romano,
Sobmetendo Nações ao jugo duro;
O Mantuano pinte o Rei Troiano,
Descendo à confusão do Reino escuro;
Que eu canto um Albuquerque soberano,
Da Fé, da cara Pátria firme muro,
Cujo valor e ser, que o Ceo lhe inspira,
Pode estancar a Lácia e Grega lira.

II

As Délficas irmãs chamar não quero,
que tal invocação é vão estudo;
Aquele chamo só, de quem espero
A vida que se espera em fim de tudo.
Ele fará meu Verso tão sincero,
Quanto fora sem ele tosco e rudo,
Que per rezão negar não deve o menos
Quem deu o mais a míseros terrenos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bento Teixeira teve sua importância para o Barroco brasileiro, no entanto, o grande nome dessa estética no Brasil foi Gregório de Matos, que embora não tenha tido nenhum de seus poemas publicados em vida, foi considerado síntese e ícone dessa estética literária. Suas obras constantemente apresentavam a dicotomia barroca (fé X razão, pecado X perdão, etc.), construída através das figuras de linguagem e das inversões. As antíteses (palavras opostas) e paradoxos (ideias contrárias), marcas da poética barroca, representavam bem os conflitos vivenciados na época (luta entre a espiritualidade da Idade Média e o antropocentrismo do Renascimento).  Leia o poema:

A Jesus Cristo Nosso Senhor

Gregório de Matos Guerra

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Antes, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida já cobrada,
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na Sacra História:

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, Pastor Divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.

Na escultura, o grande destaque foi o arquiteto mineiro Antônio Francisco de Lisboa, conhecido por Aleijadinho. Sua obra feita em madeira e pedra-sabão possui um forte caráter religioso.

Minas Gerais, nessa época, era uma das cidades mais influentes do Brasil, cidade rica, que vivia o século do ouro, possuindo uma agitada vida social e artística.  Além de Aleijadinho, Manuel da Costa Ataíde, o mestre Ataíde, foi outro importante nome das artes barrocas, destacando–se na pintura.  

O século XVIII marcou o fim do Barroco no Brasil, entretanto, as artes barrocas estão presentes em muitas cidades brasileiras, especialmente em Minas Gerais e na Bahia.


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Mayra Gabriella de Rezende Pavan

Artigos relacionados

A Geração de 1930

A Geração de 1930 é também conhecida como a segunda fase modernista.

A literatura de informação

Inteire-se mais acerca das características que demarcaram tal criação artística!

Arcadismo

Conheça as características do arcadismo. Veja como surgiu e quais foram principais autores na Europa e no Brasil. Descubra a diferença entre arcadismo e barroco.

Barroco

Clique aqui, conheça as características do Barroco e saiba quais são os principais artistas e obras desse estilo de época.

Gêneros literários

Saiba quais são os tipos de gêneros literários. Descubra qual a origem desses gêneros. Entenda a diferença entre gêneros literários e gêneros textuais.

José de Anchieta

Quem foi José de Anchieta? Qual a contribuição dele para os estudos literários? Sane todas essa questões clicando aqui!

Literatura de catequese

A literatura de catequese compôs algumas das primeiras manifestações literárias da época do Quinhentismo. Conheça-a, portanto!

O Arcadismo no Brasil

Conheça acerca do ideário que tanto norteou este movimento, também conhecido como Escola Mineira!

O Naturalismo no Brasil

Constate a forma pela qual se desenvolveu tal estética literária!

Parnasianismo

Clique aqui, saiba quais são as características do parnasianismo e conheça os principais autores e obras desse estilo de época.

Pré-modernismo

Conheça as características do pré-modernismo. Saiba quais são os principais autores desse período literário. Entenda em que contexto histórico ele está inserido.

Quinhentismo

Saiba quais são as características do quinhentismo. Conheça seus principais autores. Veja qual é a diferença entre literatura informativa e de formação.

Realismo

Saiba quais são as características do realismo, conheça os principais autores e obras desse estilo de época e entenda a diferença entre realismo e naturalismo.

Refrão

O refrão se caracteriza como um verso ou agrupamento de versos que se repete ao final de cada estrofe.

Romantismo

Conheça as características do Romantismo. Entenda o seu contexto histórico e saiba quais são as principais obras do Romantismo brasileiro e português.

Semana de Arte Moderna de 1922

Conheça o contexto histórico em que ocorreu a Semana de Arte Moderna de 1922. Saiba o que aconteceu nesse evento e veja que artistas participaram dessa celebração.