Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Inequação do 1º grau

Resolução da Inequação do 1º Grau

O primeiro estudo realizado com relação às expressões algébricas envolve a análise dos valores da incógnita que satisfazem uma determinada igualdade, ou seja, o estudo das equações. Nesse artigo faremos o estudo das inequações, ou seja, estudaremos os valores da incógnita que fazem com que a expressão algébrica possua um determinado valor (positivo ou negativo), pois as inequações consistem em desigualdades (≠, ≤, ≥, <, >). Caso você ainda possua dúvidas sobre os conceitos básicos da inequação, acesse o artigo “Inequação”.

As inequações do 1º grau consistem em desigualdades nas quais as expressões algébricas são expressões do 1º grau (maior expoente da incógnita é 1).

Os métodos para solucionar uma inequação do 1º grau são bem simples. Devemos isolar a incógnita e, caso façamos uma operação que envolva um número negativo, devemos inverter o sinal da desigualdade. As incógnitas são valores que estão no conjunto dos números reais, portanto, quando você obtiver a solução de uma inequação, faça a representação dessa solução nas retas dos reais. Por exemplo, quando você obtém a solução x > 1, em outras palavras você possui a informação de que para a expressão algébrica inicial, todos os valores maiores do que 1 irão satisfazer aquela desigualdade.

Vejamos alguns exemplos:

“Resolva a inequação a seguir: 3 (x+1) – 3 ≤ x+4”

Primeiramente devemos desenvolver a multiplicação dos parênteses, para poder eliminá-los.

Depois de feitas as operações necessárias, devemos isolar a incógnita em um dos membros da desigualdade e os termos constantes no outro. Isolemos, então, a incógnita no primeiro membro da desigualdade:

Por fim, divida os dois membros pelo valor que está acompanhando a incógnita x:

Com isso, obtemos os valores que satisfazem a inequação inicial, que consiste no nosso conjunto solução da inequação 3(x+1) – 3 ≤ x+4.

Nas retas dos reais teríamos:

Solução da inequação do 1º grau.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
    Deixe seu comentário para "Inequação do 1º grau"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Depressão
    Entenda os sintomas desse problema psicológico.

    ..................................................

    História
    Compreenda o que foi o Plano Marshall.

    ..................................................