Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Área do retângulo

Retângulos

As figuras planas possuem dimensões que possibilitam o cálculo de sua área. Essas figuras são diferenciadas pelo número de lados que elas possuem, ou seja, a sua nomenclatura e o cálculo da sua área dependerão do número de lados que a figura possuir.

Uma figura plana nada mais é que um plano que possui uma forma específica e para que ela exista é preciso que tenha no mínimo três lados. Veja abaixo a relação dos lados com a nomenclatura de algumas figuras planas.

3 lados = triângulo
4 lados = quadrilátero
5 lados = pentágono
6 lados = hexágono
7 lados = heptágono

O retângulo é um quadrilátero, pois possui 4 lados que podem ou não ser iguais. Quando os lados forem diferentes ela continua recebendo o nome de retângulo, agora quando os 4 lados forem iguais o retângulo poderá ser chamado de quadrado.



O cálculo da área desses dois tipos de retângulos é calculado da mesma forma. Como possuem duas dimensões: base e altura, o cálculo da sua área é o produto da base pela altura.

Pra compreender melhor como chegamos à conclusão de que a fórmula do cálculo da área de um retângulo é base x altura, veja a explicação abaixo:

Considere o retângulo com a superfície dividida em quadradinhos de lados iguais a um centímetro.



Nesse retângulo obtivemos 5 colunas de quadradinhos e 3 linhas de quadradinhos, assim para saber a quantidade de quadrados que essa figura possui em sua superfície basta multiplicarmos 5 x 3 = 15 quadradinhos. Como cada lado do quadradinho é igual a 1centímetro, podemos dizer que as dimensões desse retângulo são iguais a:



Aplicando o mesmo raciocínio do cálculo da quantidade de quadradinhos iremos encontrar a área da superfície desse retângulo da seguinte forma:

A = 5 cm x 3 cm
A = 15 cm2

Assim, provamos que o cálculo da área de um retângulo é:

A = BASE x ALTURA

Representando a base como b e a altura como h, simplificamos a fórmula:

A = b x h

Caso esse retângulo seja um quadrado (todos os lados iguais), podemos dizer que a base e a altura terão mesmo valor, assim iremos representá-las como sendo os lados do quadrado, representados pela letra l.
Portanto, a área de um quadrado pode ser indicada da seguinte forma:

A = l x l
A = l 2


Por Danielle de Miranda
    Deixe seu comentário para "Área do retângulo"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Compreenda as peculiaridades da razão do tipo infravermelha.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................