Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Precursores do iluminismo

Da esquerda para à direita: René Descartes, John Locke e Isaac Newton

Embora a França tenha sido o centro difusor do iluminismo no século XVIII, as primeiras ações do movimento foram relatadas no século XVII, na Holanda. Esse fato se concretizou em razão da liberdade religiosa e dos direitos políticos garantidos à população civil. Assim, diversas pessoas que sofriam perseguições religiosas e políticas em seus países se abrigaram na Holanda.

Dessa forma, o século XVII foi de bastante ascensão cultural na Holanda. Poetas, intelectuais, músicos e filósofos formaram associações para a difusão e a proteção dos seus interesses. Nesse contexto, dois filósofos precursores do iluminismo viveram na Holanda: o inglês John Locke (1632-1704) e o francês René Descartes (1596-1650). Naquele país, ambos participaram de intensos debates intelectuais.

Ainda na França, René Descartes estudou dentro da lógica da filosofia escolástica (sistema filosófico subordinado à Igreja Católica). Posteriormente, mudou-se para a Holanda, onde publicou a sua principal obra, o Discurso do Método. Nesse estudo, Descartes enfatizou que as pessoas deveriam duvidar de todas as afirmações, pois, para afirmar a veracidade dessas afirmações, seria necessário submetê-las ao método investigativo.

O inglês, médico e filósofo John Locke é considerado um dos precursores do iluminismo e um dos fundadores do liberalismo político (doutrina que defendeu a limitação do poder do Estado em benefício da liberdade individual). Locke fugiu para a Holanda em refúgio às perseguições políticas do rei inglês Carlos II. Após a Revolução Gloriosa (1688-1689), John Locke retornou à Inglaterra, onde passou a disseminar as suas reflexões a favor da liberdade religiosa, contra o absolutismo e defendendo a liberdade dos indivíduos.

Outro pensador que contribuiu fundamentalmente com o progresso da ciência e pode ser considerado um dos precursores do iluminismo foi o físico inglês Isaac Newton (1642-1727). Esse intelectual desenvolveu a ação da lei da gravidade e das forças que atuam sobre um corpo em movimento. Newton demonstrou que os mistérios da natureza poderiam ser desvendados a partir do pensamento racional (razão iluminista).

Os pensamentos e reflexões desses três intelectuais, Descartes, Locke e Newton, considerados precursores do iluminismo, foram fundamentais para a disseminação das ideias iluministas no restante da Europa, no século XVIII.


Por Leandro Carvalho
    Deixe seu comentário para "Precursores do iluminismo"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Compreenda as peculiaridades da razão do tipo infravermelha.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................