Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Povos da Mesopotâmia

Escrita cuneiforme e os Jardins suspensos da Babilônia.

A Mesopotâmia se desenvolveu na região que hoje conhecemos como Oriente Médio e seu território estava entre os rios Tigre e Eufrates (região do atual Iraque). A denominação Mesopotâmia deriva do grego mesos (meio) e potamos (rio), significando “terra entre rios”.

A Antiga Mesopotâmia integrava a chamada “Crescente Fértil”, região na Antiguidade Oriental que compreendeu os territórios do atual Egito, Palestina e Golfo Pérsico. A principal característica dessa região era a presença de rios como Nilo, Tigre, Eufrates e Jordão, que eram essenciais para fertilizar o solo com suas cheias, tornando possível a prática da agricultura e sendo fundamental para o desenvolvimento de importantes civilizações na Antiguidade.

Os principais povos que viveram na Mesopotâmia foram os sumérios (IV milênio a.C.), de origem desconhecida, que estabeleceram uma civilização nas regiões próximas ao atual Golfo Pérsico. Os sumérios desenvolveram canais de irrigação, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura e também ficaram conhecidos na história como os inventores da roda (invento que revolucionou os meios de transportes). Além disso, foram responsáveis por criar uma das mais antigas formas de escrita (cuneiforme) e construíram as primeiras cidades da história (a primeira Revolução Urbana), chamadas de cidades-estado (as principais foram Ur, Uruk e Lagash).

Outros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia foram os acádios (2350 a.C.), de origem semita, e que formaram o Império Acádio, primeiro grande Estado desenvolvido na Mesopotâmia. Os babilônios (1900 a.C.), também de origem semita, foram os responsáveis por desenvolver o segundo e maior império de toda a história da Mesopotâmia. Hamurábi (1728-1686 a.C.) foi o principal rei babilônico. Durante seu governo, a Babilônia se tornou um dos maiores centros comerciais do mundo antigo; ele unificou toda Mesopotâmia. Hamurábi também criou o primeiro código de Leis da humanidade: denominado Código de Hamurábi, baseava-se no princípio do talião (‘olho por olho, dente por dente’).

Os assírios (1300 a.C.) construíram o Império Assírio. Conhecidos como um dos povos mais guerreiros da Mesopotâmia, os assírios tratavam os vencidos com extrema crueldade e violência e foram os criadores do primeiro exército da história. Entretanto, foram vencidos pelos caldeus no ano de 612 a.C. Estes eram de origem semita e ficaram conhecidos na história por seu principal rei, Nabucodonosor (612-539 a.C.), que fundou o Segundo Império Babilônico. Nesse período, a Mesopotâmia viveu o auge arquitetônico: Nabucodonosor construiu a Torre de Babel e os jardins suspensos da Babilônia. No ano de 539 a. C., os babilônios foram conquistados pelos persas, acontecimento que causou o fim da Mesopotâmia. 


Por Leandro Carvalho
    Deixe seu comentário para "Povos da Mesopotâmia"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Geografia do Brasil
    Entenda a origem da atual distribuição industrial do país.

    ..................................................

    Português
    Leia a respeito da regência nominal.

    ..................................................