Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Mesopotâmicos

Os mesopotâmicos nos legaram importantes influências culturais.

A Mesopotâmia foi uma das principais civilizações da Antiguidade Oriental. Localizados entre os rios Tigre e Eufrates, os povos mesopotâmicos viveram na região chamada de Crescente Fértil e desenvolveram técnicas de agricultura a partir das cheias e inundações dos rios fundamentais para o desenvolvimento dessa civilização. Os mesopotâmicos, juntamente com os egípcios, foram denominados civilizações hidráulicas, por desenvolverem obras de controle das águas (diques, barragens), para a prática da agricultura.

Os principais povos que viveram na Mesopotâmia contribuíram para o desenvolvimento cultural daquela sociedade, deixando-nos diversas influências culturais. Os povos sumérios (IV milênio a.C.) foram responsáveis por criar a escrita cuneiforme e a roda, além de terem desenvolvido as primeiras cidades. Os babilônios (1900 a.C.) fundaram o Império Babilônico e o principal rei babilônico foi Hamurabi (1728-1686 a.C.), criador do primeiro código de leis da história, o Código de Hamurabi.

Outros povos que viveram na Mesopotâmia foram os excelentes guerreiros assírios (1300 a.C.). Eles criaram o primeiro exército permanente (profissional) da história e, por influência cultural dos caldeus, fundaram a maior biblioteca da Antiguidade, na cidade de Nínive. Os Caldeus (612 a.C.), por sua vez, fundaram o Segundo Império Babilônico, momento em que a Mesopotâmia passou pelo auge arquitetônico, com a construção da Torre de Babel e dos Jardins Suspensos da Babilônia

O estudo da civilização mesopotâmica é fundamental para compreendermos características culturais presentes em nossa sociedade na atualidade. 

    Deixe seu comentário para "Mesopotâmicos"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Inflação
    Você sabe explicar o que é inflação? Informe-se.

    ..................................................

    Gramática
    Qual o uso correto de Bastante e Bastantes? Confira!

    ..................................................