Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Egípcios

Esculturas em homenagem aos deuses do Egito.

Habitantes das margens do Rio Nilo, os egípcios da Idade Antiga deixaram um vasto legado cultural, representado por pirâmides e múmias. Localizado no nordeste da África, o Egito Antigo é farto em mistérios, ligados à religiosidade de seu povo.

A sociedade egípcia era dividida em faraó (líder máximo), nobreza (família real, sacerdotes), escribas (funcionários do faraó que dominavam a escrita), camponeses, artesãos e escravos. O poder era teocrático, ou seja, a figura espiritual e política se fundiam em um só indivíduo, no caso, o faraó.

Os egípcios eram politeístas. Acreditavam em vários deuses, aos quais rendiam homenagens em forma de sacrifícios, oferendas ou edificações. Relacionavam-lhes com elementos da natureza: Rá era o sol; Hórus, o céu; e Anúbis, o chacal. Alguns deuses eram formados por uma parte humana e uma parte animal, o que conhecemos por antropozoomorfia. Acreditavam na vida após a morte. Para os egípcios, o espírito (se bom) retornaria e retomaria seu corpo. Para a conservação do mesmo, inventaram o processo de mumificação. Retiravam as vísceras do cadáver, enchiam-no com serragem e substâncias conservantes e, por último, envolviam-no com ataduras. Após o processo, a múmia era repousada em um sarcófago (espécie de caixão) e colocada dentro de uma pirâmide (no caso do faraó).

A agricultura era a base da economia egípcia. Quando o Rio Nilo enchia, fertilizava a terra com “húmus”. Quando secava, a terra estava pronta para o plantio de trigo, cevada, frutas, legumes, entre outros. A terra era de posse do Estado, atribuída ao faraó. Além da agricultura, os egípcios criavam bovinos, caprinos e ovinos. Também tinham relações comerciais com outros povos, dos quais compravam madeira, marfim e pedras preciosas; e aos quais vendiam papiro, grãos e vinhos.

No campo cultural se destacaram pela sofisticação de suas construções. Tinham certo conhecimento (resultado da resolução de problemas cotidianos) em Química (pela manipulação de substâncias para a conservação dos cadáveres), Matemática (pelas transações comerciais e construções), Astronomia (pela atividade agrícola) e Medicina (pela prática da mumificação). Também se destacaram na pintura e na escrita hieroglífica (escrita sagrada), deixando uma grandiosa fonte de estudos de sua cultura.
 

    Deixe seu comentário para "Egípcios"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Entenda o que é bomba de hidrogênio e qual seu poder de destruição.

    ..................................................

    Gramática
    Que tal aprender a caracterizar corretamente as interjeições? Clique!

    ..................................................