Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

A Revolta dos Cipaios

Ilustração: Os Cipaios e a luta contra o imperialismo na Índia

O imperialismo europeu na Ásia começou na Índia, por volta de 1763. Os ingleses tomaram a Índia do domínio francês e iniciaram o desenvolvimento desse país. Os europeus realmente acreditavam ter o dever de civilizar os indianos, considerados por eles como inferiores, sem cultura, bárbaros.

As melhorias inseridas na Índia pelos ingleses até o momento da Guerra dos Cipaios beneficiaram exclusivamente os homens brancos. Daí a insatisfação dos nativos, sobretudo daqueles que serviam como soldados na famosa Companhia das Índias.

Os Cipaios, sem qualquer possibilidade de ascensão, sendo tratados de maneira desigual e com a crença infundada de que os hindus e mulçumanos indianos seriam convertidos à força a uma nova religião, o cristianismo, por missionários ingleses, desejavam pôr um fim na dominação inglesa na Índia. Esses soldados revoltaram-se sob a alegação de que os cartuchos distribuídos entre a tropa tinham sido untados com óleo de gordura de vaca, e tal ato era inadmissível, visto que a vaca é um animal sagrado para os indianos.

A revolta alastrou-se e tomou uma configuração social. As tropas inglesas só conseguiram sufocar a revolta após alguns meses de luta. Após o conflito, a Índia foi transformada na sua maior parte em possessão britânica. Com isso, o poderio político e econômico britânico se estendeu, porém a revolta gerada pelos Cipaios não foi em vão, e produziu bons frutos, como a extinção da afamada Companhia das Índias.


Por Lilian Maria Martins de Aguiar
    Deixe seu comentário para "A Revolta dos Cipaios"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................