Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

A Revolta dos Cipaios

Ilustração: Os Cipaios e a luta contra o imperialismo na Índia

O imperialismo europeu na Ásia começou na Índia, por volta de 1763. Os ingleses tomaram a Índia do domínio francês e iniciaram o desenvolvimento desse país. Os europeus realmente acreditavam ter o dever de civilizar os indianos, considerados por eles como inferiores, sem cultura, bárbaros.

As melhorias inseridas na Índia pelos ingleses até o momento da Guerra dos Cipaios beneficiaram exclusivamente os homens brancos. Daí a insatisfação dos nativos, sobretudo daqueles que serviam como soldados na famosa Companhia das Índias.

Os Cipaios, sem qualquer possibilidade de ascensão, sendo tratados de maneira desigual e com a crença infundada de que os hindus e mulçumanos indianos seriam convertidos à força a uma nova religião, o cristianismo, por missionários ingleses, desejavam pôr um fim na dominação inglesa na Índia. Esses soldados revoltaram-se sob a alegação de que os cartuchos distribuídos entre a tropa tinham sido untados com óleo de gordura de vaca, e tal ato era inadmissível, visto que a vaca é um animal sagrado para os indianos.

A revolta alastrou-se e tomou uma configuração social. As tropas inglesas só conseguiram sufocar a revolta após alguns meses de luta. Após o conflito, a Índia foi transformada na sua maior parte em possessão britânica. Com isso, o poderio político e econômico britânico se estendeu, porém a revolta gerada pelos Cipaios não foi em vão, e produziu bons frutos, como a extinção da afamada Companhia das Índias.


Por Lilian Maria Martins de Aguiar
    Deixe seu comentário para "A Revolta dos Cipaios"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Entenda como é aplicação do combustível gasogênio na agricultura.

    ..................................................

    Gramática
    Existem diferenças entre aposto explicativo e predicativo. Saiba quais são!

    ..................................................