Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

A Economia Canavieira

Cana-de-açúcar: o ouro brasileiro.

 Quando os Portugueses chegaram ao Brasil, sua principal intenção era de encontrar metais preciosos, no entanto, no primeiro momento isso não ocorreu, entretanto a colônia deveria ser explorada economicamente. Em busca de uma atividade que gerasse lucro, a saída foi a introdução da cana-de-açúcar, sabendo da fertilidade do solo e condições climáticas favoráveis foi então cultivada no litoral brasileiro. Outro ponto a favor do desenvolvimento da monocultura de cana-de-açúcar foi sua valorização e aceitação no mercado europeu.

Os primeiros cultivos de cana-de-açúcar ocorreram em 1532, na cidade de São Vicente, e pouco tempo depois se espalhou pelas capitanias. Em Pernambuco houve um acentuado desenvolvimento da cultura devido às condições naturais favoráveis (clima, rios perenes e solos férteis).

A implantação do cultivo da cana-de-açúcar teve grande êxito, e então, na capitania já se encontravam 60 engenhos, consolidando de vez o açúcar brasileiro na Europa.

Mas a colonização não estava completamente concluída, pois Portugal não conseguia desempenhar todas as etapas de produção e distribuição, nesse caso os holandeses foram importantes no processo mercantil.

Portugal não possuía tecnologia suficiente para refinar o açúcar e nem quantidades de navios necessários para o transporte até a Europa. Com isso, os holandeses se tornaram parceiros econômicos de Portugal, firmando como responsável pelo transporte, refinação e distribuição do produto em toda a Europa, além de emprestar dinheiro aos interessados em possuir um engenho. Em todo o processo os holandeses obtiveram grandes lucros.


Por Eduardo de Freitas
    Deixe seu comentário para "A Economia Canavieira"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................