Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Urbanização no mundo subdesenvolvido

Favelas do Rio de Janeiro. As favelas estão presentes na maioria das grandes cidades do mundo subdesenvolvido

A urbanização no mundo subdesenvolvido é um processo historicamente recente. A partir da década de 1950, com a expansão do capitalismo financeiro e da ampliação das tecnologias informacionais e dos meios de transporte, o mundo assistiu a uma ampliação intensiva do espaço urbano nos países pobres e emergentes.

Os motivos que levaram a uma intensa urbanização nesses países durante o século XX estão relacionados à industrialização tardia pela qual esses países passaram. A maioria dos países pobres apresentava uma população predominantemente rural, porém, com a formação da indústria e a instalação de empresas e fábricas multinacionais, observou-se nos países subdesenvolvidos a ocorrência do êxodo rural, ou seja, a migração em larga escala de habitantes do campo para a cidade.

Outro fator que também acarretou para essa mudança em massa da população foram os avanços tecnológicos no processo de produção agrícola que, aliados à concentração de terras, proporcionaram um grande índice de desemprego no meio rural.

A maioria dessa população que migrou para as cidades não possuía especializações e mão de obra qualificada, tendo de se submeter a funções com baixos salários e condições muitas vezes precárias. Somando-se a isso, as cidades não apresentavam infraestrutura e condições econômicas para receber essa grande quantidade de pessoas, o que acarretou para a formação de grandes periferias e favelas, além de uma grande massa de miseráveis e habitações sem condições de moradia, saneamento básico, entre outros fatores.

Podemos observar cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Johanesburgo, Cidade do México e muitas outras com as heranças desse processo. Um grande número de marginais e favelas, além dos grandes índices de violência, toma conta dessas cidades, problemas que os governos e autoridades locais não conseguem resolver, pois isso requer a diminuição das desigualdades, além de planejamento, reforma urbana e uma maior democratização do campo, para evitar a continuidade do êxodo rural.

Além da formação de favelas, observamos alguns fenômenos urbanos nas cidades dos países subdesenvolvidos, como a segregação urbana, em que as pessoas mais pobres acabam tendo que morar em regiões mais afastadas dos grandes centros e sem contar com segurança, saúde, educação e infraestrutura de qualidade nesses espaços. Outro fenômeno é o da conurbação, quando duas cidades diferentes se encontram, resultado do processo de crescimento desordenado do espaço urbano dessas cidades.


Por Rodolfo F. Alves Pena
    Deixe seu comentário para "Urbanização no mundo subdesenvolvido"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Entenda o que é bomba de hidrogênio e qual seu poder de destruição.

    ..................................................

    Gramática
    Que tal aprender a caracterizar corretamente as interjeições? Clique!

    ..................................................