Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Transnacionais

A globalização intensificou as relações comerciais, sendo assim, muitas empresas passaram a instalar filiais em outros países, as chamadas transnacionais.

Coca-Cola: marca conhecida mundialmente

Fruto da economia globalizada, as transnacionais são empresas que atuam em diferentes países do planeta. Essas corporações (indústrias, mineradoras, bancos, telecomunicações, etc.) possuem matriz no país de origem e ampliam seu campo de atuação por meio da instalação de filiais.

Durante muitos anos foi utilizado o termo multinacional para se referir às empresas com as características citadas acima, no entanto, ocorreu a substituição para transnacionais, pois o primeiro termo pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações; já o segundo, relaciona-se ao fato de a empresa transcender seus limites territoriais, passando a atuar no mercado exterior.

A globalização intensificou as relações comerciais numa escala planetária, e, nesse sentido, muitas empresas passaram a instalar filiais em outros países. A revolução técnico-científica-informacional viabilizou ainda mais a atuação das transnacionais, visto que ocorreu (e ainda ocorre) o aperfeiçoamento dos meios de transporte, de telecomunicações, entre outros aparatos fundamentais para a realização eficaz dessas atividades.

No final do século XIX surgiram as primeiras transnacionais, que tinham como sede apenas os países desenvolvidos, em especial os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial (1945), empresas de vários países passaram a atuar no mercado internacional, instalando filiais em diversos setores da economia.

O principal critério para a instalação de uma filial de transnacional é a disponibilidade de matéria-prima que o local oferece, mão de obra barata, doação de terreno, isenção de impostos, legislação ambiental pouco rígida, energia e mercado consumidor em expansão. Sendo assim, países em desenvolvimento como o Brasil, Argentina, México, Índia e África do Sul foram os principais destinos escolhidos.

Os investimentos realizados pelas transnacionais são elevados, entretanto, o retorno financeiro é satisfatório em decorrência da alta produtividade e o pagamento de baixos salários, além dos benefícios fiscais. Para os países que recebem essas empresas, há o aumento no número de empregos e a industrialização. É importante ressaltar que o lucro obtido é direcionado à instalação de novas filiais e à matriz.

Existem mais de 40 mil transnacionais, que respondem por cerca de 70% do comércio mundial. Elas vendem produtos e oferecem serviços em toda parte do mundo, expandindo cada vez mais seu mercado consumidor. Entre as transnacionais mais conhecidas estão: Coca-Cola, Pepsi, Nike, Adidas, Puma, McDonald’s, Nestlé, Unilever, Toyota, Volkswagen, Fiat, Sony, Vivo, etc. O Brasil também possui empresas que atuam no mercado exterior: Petrobrás, Vale, Aracruz, Sadia, Perdigão, Gerdau, Votorantim, Odebrecht, entre outras.  


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
    Deixe seu comentário para "Transnacionais"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Depressão
    Entenda os sintomas desse problema psicológico.

    ..................................................

    História
    Compreenda o que foi o Plano Marshall.

    ..................................................