Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Satélites

Satélite artificial

Os satélites são corpos celestes que giram em torno de planetas pela força da gravidade. Podem ser naturais como a Lua que gravita em torno da Terra ou artificiais que são veículos espaciais colocados na órbita de um planeta, de outro satélite ou do Sol. O primeiro satélite artificial da Terra foi o Sputnik 1, lançado em 04 de outubro de 1957 pelos soviéticos que iniciaram a partir daí um período de corrida espacial.

Os satélites artificiais transmitem sinais como de Tv, rádio e telefone, observam a Terra ou o próprio espaço para realizar experiências em microgravidade, permite estudar as mudanças climáticas, os recursos naturais e os fenômenos naturais.Há satélites que permanecem num ponto fixo da Terra ao invés de orbitar sobre ela. São chamados geoestacionários e são utilizados para comunicação e previsão do tempo.

Em 2002, a Força Aérea Americana apontou 2.783 satélites orbitando na Terra sendo que os mais tradicionais transmitem sinais de Tv e ajudam na previsão do tempo. Os outros satélites possuem funções militares a fim de espionar, funções científicas a fim de monitorar o meio ambiente e funções de observação a fim de ajudar na confecção de mapas e outros.

A ocupação do espaço em volta da Terra é controlada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que autoriza ou nega novos lançamento e regula o ponto de posição do satélite.


Por Gabriela Cabral
    Deixe seu comentário para "Satélites"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................