Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Satélites

Satélite artificial

Os satélites são corpos celestes que giram em torno de planetas pela força da gravidade. Podem ser naturais como a Lua que gravita em torno da Terra ou artificiais que são veículos espaciais colocados na órbita de um planeta, de outro satélite ou do Sol. O primeiro satélite artificial da Terra foi o Sputnik 1, lançado em 04 de outubro de 1957 pelos soviéticos que iniciaram a partir daí um período de corrida espacial.

Os satélites artificiais transmitem sinais como de Tv, rádio e telefone, observam a Terra ou o próprio espaço para realizar experiências em microgravidade, permite estudar as mudanças climáticas, os recursos naturais e os fenômenos naturais.Há satélites que permanecem num ponto fixo da Terra ao invés de orbitar sobre ela. São chamados geoestacionários e são utilizados para comunicação e previsão do tempo.

Em 2002, a Força Aérea Americana apontou 2.783 satélites orbitando na Terra sendo que os mais tradicionais transmitem sinais de Tv e ajudam na previsão do tempo. Os outros satélites possuem funções militares a fim de espionar, funções científicas a fim de monitorar o meio ambiente e funções de observação a fim de ajudar na confecção de mapas e outros.

A ocupação do espaço em volta da Terra é controlada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que autoriza ou nega novos lançamento e regula o ponto de posição do satélite.


Por Gabriela Cabral
    Deixe seu comentário para "Satélites"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Entenda o que é bomba de hidrogênio e qual seu poder de destruição.

    ..................................................

    Gramática
    Que tal aprender a caracterizar corretamente as interjeições? Clique!

    ..................................................