Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

SADC

A SADC, Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, é um bloco econômico formado por 12 países ao sul da África.

Logomarca da SADC

A SADC – do inglês Southern Africa Development Community, que significa Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral – é um bloco econômico criado em 1992 por países do sul da África, seguindo a tendência atual da globalização de formar blocos econômicos a fim de intensificar as trocas comerciais internacionais.

Os primeiros esforços para a criação de um mercado regional no sul da África aconteceram ao final da década de 1970, quando foi estabelecida na cidade de Arusha, Tanzânia, uma comunidade econômica internacional. No entanto, essa organização encontrou dificuldades diplomáticas em razão das instabilidades políticas vivenciadas pelos países até então, com guerras civis, além do notável caso da África do Sul, principal economia da região, que vivenciava o Apartheid.

Uma das peculiaridades desse bloco encontra-se no fato de que a integração entre eles perpassa pela divisão de tarefas. Assim, cada um dos seus membros possui uma função específica dentro do bloco, como fornecimento de energia e matérias-primas, conservação de recursos naturais, entre outros. Observe a tabela abaixo:

Tabela dos países-membros e suas respectivas funções na SADC
Tabela dos países-membros e suas respectivas funções na SADC

Podemos perceber que, com a distribuição de funções, torna-se viável o estabelecimento de uma maior integração que ultrapassa os limites econômicos, atingindo os campos da infraestrutura, do meio ambiente, do uso e conservação de recursos naturais e outras perspectivas.

A cúpula da SADC suspendeu, em 2009, o então membro Madagascar por um período indeterminado em razão das posturas internas antidemocráticas que envolveram a transição do governo e a alteração do regime político no país, que foi tido como “inaceitável”.

A expectativa é que os acontecimentos recentes envolvendo os avanços nas constituições democráticas na Angola e na África do Sul, além do estabelecimento da SADC, sirvam de inspiração para que as demais nações africanas organizem-se politicamente e estruturalmente, tanto interna como externamente.

Os países-membros da SADC, juntos, somam um PIB superior a US$ 200 bilhões e uma população de aproximadamente 250 milhões de pessoas. O objetivo principal desse bloco é o estabelecimento futuro de um mercado comum na região.

_______________________

*Créditos da imagem: SADC e Wikimedia Commons


Por Rodolfo F. Alves Pena
    Deixe seu comentário para "SADC"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................