Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

População de Mato Grosso do Sul

Campo Grande, capital e cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul

Conforme dados do último Censo Demográfico, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Mato Grosso do Sul atingiu a marca de 2.449.024 habitantes, sendo a menor da Região Centro-Oeste. Esse contingente populacional corresponde a aproximadamente 1,28% da população atual do Brasil.

O território de Mato Grosso do Sul possui grandes vazios populacionais, fato constatado através da baixa densidade demográfica (população relativa), que atualmente é de 6,8 habitantes por quilômetro quadrado. O crescimento demográfico é de 1,7% ao ano, impulsionado pelo crescimento vegetativo e pelo intenso fluxo migratório com destino ao estado.

O povoamento de Mato Grosso do Sul ocorreu de forma significativa durante o século XIX. Contudo, foi durante o século XX, em especial com o desenvolvimento de políticas para a ocupação da porção oeste do território brasileiro e com a expansão da fronteira agrícola, que o contingente populacional do estado teve um grande aumento.

A população de Mato Grosso do Sul é bastante diversificada, composta por indígenas (o estado tem uma das maiores populações indígenas do país), imigrantes paulistas, mineiros, gaúchos, paranaenses e de vários estados do Nordeste, além de países como Bolívia, Paraguai, Japão, Alemanha, Espanha, Líbano, Síria, entre outros.

Assim como nas outras unidades federativas do Brasil, a maioria dos sul-mato-grossenses reside em áreas urbanas (85%). Campo Grande, capital estadual, é a cidade mais populosa, com 786.797 habitantes. Outros municípios que possuem mais de 100 mil habitantes são: Dourados (196.035), Corumbá (103.703) e Três Lagoas (101.791).

Mato Grosso do Sul apresenta bons indicadores socioeconômicos se comparados com a média nacional – o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado é o 8° melhor do país. A taxa de mortalidade infantil é de 16,9 para cada mil habitantes, abaixo da média brasileira, que é de 22. No entanto, existe um grande déficit no acesso à rede de esgoto: menos da metade da população conta com esse serviço.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
    Deixe seu comentário para "População de Mato Grosso do Sul"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................